iPad Pro M1 recebe maiores pontuações entre dispositivos iOS no AnTuTu
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

O AnTuTu divulgou recentemente os resultados dos testes de benchmark feitos na plataforma durante o mês de setembro, em que o iPad Pro 5 permanece como o dispositivo mais potente com iOS. Os novos relatórios marcaram a estreia da linha iPhone 13 na plataforma, que se consolidaram como os smartphones mais potentes da marca.
- 9 apps de exercícios físicos e treinos para o Apple Watch
- Qual é o melhor Apple Watch para comprar em 2021?
- MacBook Pro, Mac Mini e mais: o que esperar do evento da Apple em outubro
O chip M1 traz uma performance maior em comparação com o A15 Bionic — algo que pode ser considerado normal, já que trata-se de uma plataforma voltada para PCs e notebooks, contra um processador voltado para smartphones e dispositivos móveis mais compactos.
Além disso, os 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno presentes no modelo de 12,9 polegadas garantiram que o tablet consiga uma média superior a 1,2 milhão de pontos na plataforma, com mais de 1,1 milhão na versão menor com 128 GB. O iPhone 13 Pro Max, smartphone mais potente da marca, ficou em torno dos 800 mil pontos e superou os iPads de gerações anteriores, que utilizam os chips A12Z e A12X Bionic.
A performance dos principais celulares da marca ficou dentro das expectativas dos consumidores, e pode ser caracterizada como uma atualização do modelo do ano passado. O A15 Bionic mantém a mesma arquitetura de 5 nanômetros do A14 Bionic, mas com mais de 15 bilhões de transistores, um aumento de 3,5 bilhões em comparação com a geração anterior — um acréscimo de cerca de 30%.
O processador ainda traz seis núcleos, em que dois são voltados para alta performance e os outros quatro operam a frequências mais baixas, para modos de economia de energia. O desempenho da linha iPhone 13 é 50% mais rápido do que alguns de seus competidores, de acordo com a Apple.
Enquanto isso, a GPU tem uma construção com cinco núcleos, um a mais do que a geração passada. Porém, essa caraterística só é válida para os modelos iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, além do iPad Mini 6. As variantes iPhone 13 e iPhone 13 mini mantêm a mesma construção gráfica com quatro núcleos. O motor neural (que cuida da parte de inteligência artificial e afins) também recebeu melhorias, com 16 núcleos e 15,8 bilhões de cálculos por segundo, um aumento de 34% em comparação com o A14 Bionic.
Outro dispositivo com o chip A15 Bionic que aparece entre os dez melhores do AnTuTu é o iPad Mini 6, que recebeu cerca de 774 mil pontos e fez com que nenhum celular da linha iPhone 12 figurasse na nova lista de melhores desempenhos entre produtos com o iOS.
Fonte: AnTuTu