Publicidade

iPad Mini 6: desmanche revela o porquê dos borrões em rolagem de textos

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Setembro de 2021 às 09h38

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

Após um grande evento no qual anunciou os iPhones 13, Apple Watch Series 7, iPad 9 e iPad Mini 6, os produtos começaram a chegar ao mercado. E com isso, usuários e especialistas percebem comportamentos não esperados dos aparelhos.

Por exemplo, já há certa polêmica com gatilhos de manutenção implementados nos novos celulares, e outra recente discussão diz respeito ao iPad compacto. Com um novo design, USB-C e o chip Apple A15 Bionic, o iPad Mini 6 vem apresentando problemas para navegação por textos. A rolagem de artigos e notícias, quando o tablet está em modo retrato, causa efeito de pequenos borrões temporários. E segundo a Apple, isso é normal — ou seja, não haverá reparos.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, esse é um comportamento normal de telas LCD, mas que não foi observado com essa frequência em outros iPads com o mesmo tipo de painel. E o iFixit descobriu o porquê: tudo tem a ver com a forma que a Apple montou o controlador de tela.

Em modelos como o iPad Air, por exemplo, o controlador da tela é inserido no topo do painel fazendo, assim, com que a renderização da tela ocorra linha por linha em orientação vertical. Dessa forma, ao rolar qualquer conteúdo com o tablet “em pé”, o usuário não notará bugs visuais.

Ocorre que no iPad Mini 6 a Maçã montou o controlador na lateral esquerda do tablet. Se a Apple esperava que os usuários fossem usar o dispositivo em modo paisagem ou por questões técnicas, fato é que graças a isso, em modo retrato, a rolagem fica prejudicada justamente porque a renderização linha por linha não “segue” a orientação do controlador.

Continua após a publicidade

Assim, os conteúdos são renderizados da esquerda para a direita, e não de cima para baixo. E apesar de o processo ser quase instantâneo, por alguns milissegundos é possível observar o processo — o que causa a visualização dos borrões.

Apple joga a toalha

O fato da Apple ter se posicionado sobre o episódio, dizendo que não se trata de um erro de produção, torna difícil que a empresa tome atitudes. Quem comprar o novo iPad Mini 6 deve ter isso em mente. O problema não acontece quando as leituras são feitas em modo paisagem, já que assim a rolagem acontece seguindo a orientação do controlador do display.

Continua após a publicidade

Não se sabe se a empresa poderia implementar algum truque de software para tornar menos perceptível esse problema oriundo das limitações técnicas do painel LCD ou mesmo se a marca planeja alterar a posição do controlador em lotes futuros do aparelho. O que sabemos é que o iPad Mini 6 vai custar a partir de R$ 6.199 no Brasil, preço pouco convidativo para um produto que nasce com um problema tão pronunciado.

Fonte: iFixit, Slash Gear