Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPad Air 5 chega com chip Apple M1 e câmera frontal com Palco Central

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Março de 2022 às 16h17

Link copiado!

Apple
Apple
Tudo sobre Apple

Acompanhando a chegada dos novos Macs, a Apple anunciou nesta terça-feira (8) durante seu evento de primavera a 5ª geração do iPad Air. O dispositivo, que figurou como uma das principais novidades vazadas nas últimas semanas, marca upgrades substanciais frente ao seu antecessor, especialmente em processamento, que entra agora para a família de dispositivos mais poderosos da empresa ao embarcar o potente Apple M1.

iPad Air 5 traz chip Apple M1

A principal novidade do iPad Air 5 é a adoção do chip M1, até então exclusivo dos Macs e da série iPad Pro — o componente é substancialmente mais potente que o A15 Bionic presente no iPad Mini 6 e na família iPhone 13, em cerca de 50% ao se observar os números obtidos em testes de performance.

Continua após a publicidade

Mais impressionante ainda é o comparativo com o A14 Bionic, equipado na 4ª geração do tablet, com o M1 sendo 70% superior, em média. A variante empregada por aqui é completa, com CPU de 8 núcleos e GPU também de 8 núcleos, prometendo ser até 2 vezes mais potente que tablets concorrentes, e 2x mais poderoso que "notebooks Windows concorrentes", ainda que não haja detalhes sobre quais aparelhos estariam sendo comparados.

A decisão chega reforçando a proposta da gigante de Cupertino de tornar a linha de iPads "o futuro da computação". O chip entregará fôlego de sobra para o iPad Air 5 que, assim como a geração anterior, também apresenta suporte ao Magic Keyboard e à Apple Pencil de 2ª geração, buscando ser uma opção aos notebooks tradicionais para usuários que buscam por maior versatilidade e portabilidade.

O dispositivo mantém ainda a linguagem visual dos outros tablets da companhia, com construção em metal e laterais retas, e apresenta display Liquid Retina IPS LCD similar ao do iPad Air 4, com 10,9 polegadas, resolução de 2360 x 1640 pixels, brilho de 500 nits e taxa de atualização de 60 Hz — o ProMotion de 120 Hz segue apenas nos modelos Pro. Por aqui, a mudança fica por conta da nova opção de cor roxa, bastante sutil, similar à encontrada no iPad Mini 6.

Continua após a publicidade

Outra grande novidade está na câmera frontal, agora munida de sensor ultrawide de 12 MP e recurso Palco Central, que utiliza Inteligência Artificial para enquadrar o usuário automaticamente durante videochamadas. Fora isso, o iPad Air 5 teve as opções de conectividade atualizadas, recebendo suporte a redes 5G e porta USB-C com Thunderbolt, substituindo o conector Lightning para oferecer taxas de transferência 2 vezes maiores.

No mais, o novo iPad Air não traz mudanças drásticas em outros aspectos, contando assim com áudio estéreo munido de dois speakers com Dolby Atmos, leitor de digitais Touch ID integrado ao botão de energia e o novo iPadOS 15.4.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O iPad Air 5 começa a ser vendido em 29 países ainda não detalhados a partir desta sexta-feira (11) nas cores cinza espacial, prateado, roxo, azul, rosa e verde, com preços sugeridos que partem de R$ 6.799 para a versão com Wi-Fi, e de R$ 8.399 na versão 5G + Wi-Fi. Não há informações sobre disponibilidade no Brasil no momento.

Apple iPad Air 5: ficha técnica

  • Tela: Liquid Retina de 10,9 polegadas, com resolução de 2360 x 1640 pixels, brilho máximo de 500 nits, taxa de atualização de 60 Hz
  • Chipset: Apple M1
  • Memória RAM: N/A
  • Armazenamento interno: 64GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.8)
  • Câmera frontal: 12 MP (Ultrawide, f/2.4, 122º)
  • Dimensões: 247,6 x 178,5 x 6,1 mm
  • Peso: 466 gramas
  • Bateria: 28,65 W/h
  • Extras: USB-C, Thunderbolt, 5G, som Dolby Atmos, Touch ID no botão de energia
  • Cores disponíveis: cinza espacial, prateado, roxo, azul, rosa e verde
  • Sistema operacional: iPadOS 15.4