Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anúncio polêmico do novo iPad Pro "copiou" antigo comercial da LG

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Maio de 2024 às 09h04

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
iPad Pro (2024) 13"

A Apple costuma ser conhecida pela sua originalidade em anúncios de novos produtos, mas como se não bastasse o fato de boa parte do público não ter recepcionado muito bem o comercial de lançamento do novo iPad Pro, a propaganda parece ter tirado inspiração de uma campanha da LG de 2008.

Criado para promover o smartphone LG KC910 Renoir, o anúncio da gigante sul-coreana destaca uma prensa hidráulica horizontal esmagando itens e objetos de criatividade como câmeras fotográficas, lentes, alto-falantes e instrumentos musicais como teclado, bateria e violino.

O anúncio da Apple, de forma muito semelhante, reproduz o mesmo conceito de uma prensa hidráulica (agora vertical) que esmaga vários objetos de criatividade como câmeras, lentes, potes de tinta, caixas de som, arte em argila entre outros, além de instrumentos como trompete, piano, bateria, metrônomo e mais.

Continua após a publicidade

Em ambos os casos há duas formas de interpretação. A primeira: uma metáfora visual. Todos os objetos estão sendo esmagados como alusão de que tudo aquilo está compactado em um dispositivo versátil como o LG KC910 Renoir e o iPad Pro, visto que este é o produto mais fino já feito pela Apple.

A segunda, que dominou as redes, é de que a Apple estaria representando a destruição de objetos criativos e sua substituição por um produto de alto custo, comprimindo a criatividade humana para dar lugar ao lucro corporativista.

Dois dias após o lançamento do iPad Pro, a Apple pediu desculpas pela propaganda que tinha como objetivo mostrar o potencial criativo do novo tablet. Em comunicado, Tor Myhren, vice-presidente de comunicação de marketing da Apple, disse que a empresa perdeu a linha com o comercial.

“Na Apple, a criatividade está em nosso DNA, e é extremamente importante para nós projetar dispositivos que capacitem criativos ao redor do mundo. Nosso objetivo é sempre celebrar a infinidade de maneiras pelas quais os usuários se expressam e dão vida às suas ideias através do iPad. Perdemos a linha com este vídeo e pedimos desculpas.”

O Canaltech entreou em contato com a assessoria da Apple para obter um comunicado oficial, mas foi dito que a empresa "não tem qualquer comentário adicional" no momento.

Continua após a publicidade

A Apple cancelou a vinculação da propaganda na TV e o vídeo ainda pode ser visto na conta oficial de Tim Cook no X (antigo Twitter) e na página da Apple no YouTube.

O novo iPad Pro é equipado pelo inédito processador Apple M4 com mais poder para inteligência artificial e se destaca pelo design ultrafino com corpo de até 5,3 mm e avançada tela Tandem OLED para brilho impressionante.

Ainda não existe previsão de lançamento do novo tablet em solo nacional, mas sabemos que o Brasil tem iPad Pro mais caro do mundo que pode custar R$ 31.499.