Magalu e startups médicas promovem iniciativa em apoio ao Outubro Rosa
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |

As healthtechs (startups de saúde) BenCorp e Saúde da Gente fizeram parceria com a Magazine Luiza para o Outubro Rosa, nome da campanha anual de conscientização sobre o combate ao câncer de mama. Será uma série de ações de prevenção para cerca de 1.600 funcionárias da rede de lojas até dezembro.
- Microsoft e healthtech Orizon criam IA em nuvem "vigilante" de planos de saúde
- Esta startup brasileira tem o sonho de criar órgãos usando bioimpressoras 3D
- Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários
A ação será focada nas profissionais da Magalu com idade acima de 45 anos e que não têm plano de saúde. Será oferecido a elas uma mamografia pela rede credenciada da Saúde da Gente, que tem mais de 3.000 clínicas e laboratórios espalhados pelo Brasil. Além disso, as mulheres atendidas passarão por uma consulta médica via telemedicina e receberão diagnóstico completo sobre as mamas.
Funcionárias das lojas de Franca e Arena, em São Paulo, receberão ainda uma avaliação da startup Linda com termografia (mapa de calor) e inteligência artificial para realizar um pré-exame das mamas e apontar suspeitas de lesões que podem evoluir para um câncer. O teste, diz a startup, é rápido, não invasivo, indolor e que antecipar a evolução de possíveis tumores. Haverá ainda uma consulta médica depois do exame.
“Essa ação tem como propósito incentivar o autocuidado e alertar para a prevenção da doença. Um apoio à causa que pode salvar a vida de milhões de mulheres”, diz Luis Chicani, CEO da Saúde da Gente e fundador da BenCorp, empresas do grupo Lac 44.
Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este ano o câncer de mama já registrou mais de 66,2 mil novos casos no Brasil. Só em São Paulo, foram 18.280 incidências. O autoexame de mama é um dos cuidados mais importantes para investigar futuros tumores; alguns aplicativos ajudam a realizá-lo, além de dar outras dicas e informações.