Publicidade

YouTube amplia acesso à IA para detectar vídeos com deepfakes de creators

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O YouTube revelou na última terça-feira (16) os planos de expandir a ferramenta de detecção de aparência para mais criadores na plataforma. O recurso usa IA para identificar e ajudar a denunciar vídeos com deepfakes que simulam a aparência de youtubers famosos. 

A ferramenta foi lançada no final de 2024, mas com acesso limitado a alguns perfis mais populares na rede. Agora, a empresa confirmou que todas as contas que fazem parte do Programa de Parcerias do YouTube terão acesso ao recurso em Beta aberto

Como o recurso funciona

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A ferramenta de detecção de aparência identifica possíveis vídeos com deepfake ou que usam a imagem de um criador de conteúdo de uma forma que possa enganar a audiência.

De acordo com o YouTube, a tecnologia ajuda a detectar, gerenciar e pedir pela exclusão desses vídeos. Vale lembrar que a plataforma já tem um formulário específico para que qualquer pessoa consiga denunciar um deepfake que simula a própria voz ou imagem

No caso dos criadores de conteúdo, a tecnologia ajuda a acelerar esse processo. A ferramenta passou por alguns testes limitados a grandes canais, como Flow Podcast, MrBeast e Estude Matemática, e agora liberou o acesso para quem participa do Programa de Parcerias da plataforma de vídeos.

Mais novidades de IA do YouTube

A empresa também revelou outros recursos de IA para criação de conteúdo durante o evento Made on YouTube. O gerador de vídeos do Veo 3 ganhou uma variante integrada ao Shorts para criar clipes rápidos, enquanto o Google lançou uma IA capaz de converter falas de outros posts em músicas — confira as novidades.

Leia também:

VÍDEO: Você sabe IDENTIFICAR um DEEPFAKE?

Continua após a publicidade