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Usuários reclamam de bugs macOS Catalina e no iOS 13. O que está acontecendo?

Por| 27 de Outubro de 2019 às 20h00

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Usuários reclamam de bugs macOS Catalina e no iOS 13. O que está acontecendo?
Usuários reclamam de bugs macOS Catalina e no iOS 13. O que está acontecendo?
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A Apple liberou há poucas semanas as novas versões de seus sistemas operacionais iOS e macOS, e as respostas dos usuários sobre as atualizações não têm sido muito positivas. Algumas pessoas estão reclamando que o iOS 13 e o macOS Catalina estão apresentando bugs, inclusive graves, o que vem prejudicando a experiência de uso.

"É a primeira vez na minha vida que eu faço o downgrade para a versão anterior! O macOS Catalina está cheio de bugs! (os apps) Fotos e Compartilhamento Familiar não funcionam corretamente, por exemplo. Estou muito decepcionado. É absolutamente não-profissional liberar uma versão tão imatura. Apple, faça melhor!", diz um usuário do Twitter.

"A quantidade de bugs e erros de experiência de usuário no Música é vergonhoso. Eu realmente não entendo como isso é possível, nem uma startup lançaria um produto assim", lamentou outro.

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As reclamações também se estendem para o iOS 13. "A Apple lançou o iOS 13 com bugs e vulnerabilidades de segurança. Quatro patches depois, esses bugs ainda existem", lamenta outro usuário no Twitter.

Para entender um pouco sobre os bugs que vêm irritando os usuários, conversamos com o proprietário de uma assistência técnica que recebem em sua loja alguns problemas de usuários, e em seus próprios dispositivos, tanto no macOS Catalina quanto no iOS 13.

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macOS Catalina

A fonte conta que o encerramento do suporte do Catalina para aplicativos em 32bits é algo que vem prejudicando muitos usuários. "Se você usa, por exemplo, Dropbox, atualizando pode ter problema. A Apple já vinha avisando que não daria mais suporte para apps 32bits, mas muita gente não recebe essa informação, então rola problema", conta o profissional.

Ele ressalta também que a nova versão do sistema operacional da Apple vem apresentando incompatibilidade com aplicativos da Adobe pelo Creative Cloud, problema que também resulta da falta de suporte para apps de 32bits. "Tiveram também casos em que os emails do Apple Mail ficassem em branco. E nestes casos, o usuário sequer consegue recuperar os emails", acrescenta. Além disso, o Catalina também conta com problemas com placas de vídeo externas, o que causa desligamentos repentinos ocasionalmente.

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iOS 13

A fonte destaca que o iOS 13 já teve quatro grandes atualizações em apenas um pouco mais de um mês após o seu lançamento, principalmente para a correção de falhas.

"Entre os bugs que mais me chamaram atenção estão o que poderia fazer a câmera deixar de funcionar, um em que o bluetooth estava desconectando sozinho, outro que a lanterna deixava de funcionar e principalmente um bug em que o Touch ID deixava de funcionar em determinados aplicativos, como de bancos, por exemplo. Estes todos foram corrigidos", conta.

E uma das maiores reclamações, algo que já não é novidade em dispositivos da Apple, é a duração da bateria. Porém, a chegada do Modo Escuro pode ajudar na economia do consumo.

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"O consumo de bateria normalmente aumenta quando você tem muitas atualizações, e por mais que elas funcionem em segundo plano, elas consomem energia. Um detalhe notado é que o modo escuro do iPhone ajuda na economia de bateria. Isso por conta do tom e brilho das cores", relata o profissional.

O que fazer para evitar os problemas?

Se você ainda não atualizou seu Mac para o macOS Catalina, a fonte ressalta a recomendação da Apple: verificar os aplicativos que você usa e que rodam em 32 bits antes de fazer a atualização, algo que poucas pessoas se atentam.

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"Nesta situação, eu sugiro não atualizar o sistema operacional, pelo menos não logo que é lançado. Eu normalmente espero pelo menos uns dois a três meses, pois é comum uma enxurrada de atualizações de correções no começo e isso também pode complicar a vida da máquina", alerta.

Em relação ao iOS 13, o profissional de assistência técnica recomenda que, antes de fazer o update, a pessoa sempre vá atrás de informações de pessoas que podem ter encontrado problemas com a atualização. "Caso contrário, vai atualizando tudo sempre. As questões nos iOS tendem ser menos críticas do que nos MacOS. E as soluções geralmente vem mais rápido para os iOS também", completa.

Suposições de quem esteve por dentro da Apple

Ciente destas falhas, o ex-engenheiro de software da Apple, David Shayer, que trabalhou na companhia por 18 anos, compartilhou em uma publicação no site TidBITS seis suposições sobre o que pode estar causando o problema. Veja quais são:

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Lançamentos de recursos inacabados

O ex-engenheiro da Apple diz que a companhia é "agressiva" quando se trata de incluir novos recursos significativos em seus produtos. Então, ele começa a contar sobre o processo de desenvolvimento dos recursos e de atrasos, e que quando isso acontece é inevitável que os lançamentos sejam adiados para atualizações futuras.

No entanto, alguns engenheiros não querem admitir que seus produtos estão com atraso, sendo impossível cancelar o seu lançamento se a data da atualização estiver próxima. "Produtos com cronograma de lançamento anual, como iPhones e sistemas operacionais, precisam sair em setembro, independente do estado em que estão", conta Shayer.

A sugestão do engenheiro, então, seria que a Apple não optasse por incorporar vários recursos em um lançamento só. Porém, esta não é a cultura da empresa.

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Falha na identificação de erros que não causam travamento

David conta que os relatórios de falhas da Apple contam com muitos dados importantes, mostrando detalhes de onde códigos falharam e como isso aconteceu. Assim, se torna mais fácil para que os engenheiros consigam fazer a correção.

Mas, infelizmente, o sistema de relatórios da Apple não é capaz de identificar bugs que não causam o travamento. Então, alguns problemas só chegam aos ouvidos da Maçã quando usuários começam a reportar.

Bugs que não causam travamento também são identificados dentro da companhia com a ajuda de testadores humanos, testes automatizados e relatórios de desenvolvedores terceiros.

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Descarte de erros menos importantes

Shayer destaca outro ponto dentro da companhia que pode estar causando os bugs no macOS Catalina e iOS 13: apenas erros mais sérios costumam ser corrigidos. Ou seja, aqueles bugs que causam o travamento do dispositivo ou a perda de dados.

"Quando eu trabalhei com os produtos da Apple, nós recebíamos uma lista com os bugs que mais rendiam visitas à Apple Store e ligações para o suporte, e esperavam que nós fizéssemos a correção", conta.

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Erros antigos são ignorados

Bugs antigos também não são muito bem recebidos pela Apple. O ex-engenheiro da companhia explica que algumas alterações podem causar novos bugs, e que isso é chamado de regressão. Essa regressão, quando identificada, é prontamente corrigida.

No entanto, quando um engenheiro que recebe as reclamações de bugs notar que tal falha já era existente nas versões antigas, eles são classificados como "não regressão", ou seja, são bugs velhos. E como não são uma regressão, eles não são obrigados a corrigi-los.

Testes automatizados usados com moderação

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O profissional revela que a Apple não é muito adepta de testes automatizados, sendo altamente dependente dos testes manuais. A área que mais costuma receber estes testes é a de desempenho de bateria, que se certifica de que o sistema operacional não seja prejudicial ao que mantém o aparelho ligado.

Outra área que também recebe os testes automatizados é a do Safari, segundo Shayer. O engenheiro acredita que mais testes assim ajudariam na qualidade do software da Apple.

Agora é tudo mais complexo

Para o engenheiro, a complexidade do ecossistema da Apple só vem aumentando. Hoje, um sistema operacional da companhia conta com dezenas de milhões de linhas de código, todos os dispositivos conversam com o iCloud e todos os aplicativos estão interconectados.

Por contarem com essa complexidade, o profissional afirma que a execução de testes se torna muito mais complicada, e que com todos os recursos existentes é praticamente impossível criar um conjunto de testes compreensivo.

Por fim, o engenheiro acredita que mais atualizações com correções de erros estão por vir, mais do que já foi visto nos anos anteriores. Ele finaliza seu artigo dizendo entender que corrigir os erros é algo que demanda uma alta quantia de dinheiro, mas que a repercussão é algo a se preocupar se a Apple ainda preza pela sua reputação com os clientes.

Fonte: TidBITS