Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Usuários do Pinterest podem usar realidade aumentada para testar móveis em casa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Fevereiro de 2022 às 13h03

Link copiado!

(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
Tudo sobre Pinterest

O Pinterest terá uma nova funcionalidade que permitirá aos usuários experimentarem móveis em suas casas por meio da realidade aumentada antes de comprá-los. Por enquanto, o recurso estará disponível apenas nos Estados Unidos e oferecerá mais de 80.000 produtos de grandes varejistas do país como Crate & Barrel, Walmart, West Elm e Wayfair.

Para usar o recurso no iOS ou Android, os usuários tocam nos pins relacionados à decoração disponíveis para compra e selecionam a opção “teste no seu espaço (try it in your space, em inglês)” para experimentar o produto através do Lens. O recurso é equipado com inteligência artificial que identifica objetos e exibe informações a seu respeito quando o usuário aponta a câmera do celular para onde deseja.

Com a novidade, os usuários poderão ajustar o posicionamento dos móveis nos espaços escolhidos de acordo com as suas preferências, além de visualizar informações sobre o produto, como o preço, por exemplo. Caso haja interesse de compra, um toque no Pin escolhido direciona o consumidor para a página de checkout no site do varejista.

Continua após a publicidade

Esta não é a primeira experimentação virtual (try on, em inglês) lançada pelo Pinterest. Os primeiros passos da empresa com o uso da realidade aumentada foram no mercado de cosméticos. A plataforma criou de um provador virtual que permite aos consumidores testarem mais de 14.000 pins de diferentes tonalidades de batom, sombras e outros produtos da categoria, a partir de qualquer lugar do mundo.

"Desde que a pandemia começou, estamos vendo mais compradores com conhecimento digital do que nunca, pois milhões de pessoas agora esperam testar as opções virtuais e móveis antes de comprar, ver recomendações personalizadas e reunir informações como parte de seu processo de tomada de decisão", disse o vice-presidente sênior de engenharia do Pinterest, Jeremy King, em comunicado.

A conversão dos usuários em compradores tem sido o maior foco do Pinterest nos últimos anos. No entanto, a empresa tem sido lenta em se adaptar às mudanças do mercado, sobretudo na transição de imagens estáticas para vídeos como fazem o TikTok e o Instagram.

Continua após a publicidade

A plataforma entrou no mercado de vídeos somente no ano passado com o "Idea Pin", que permite às contas comerciais gravarem vídeos e stories, e desde então tem investido em ferramentas de criação que permitem que influenciadores digitais monetizem suas publicações.

Com o novo recurso, o Pinterest poderá voltar a competir com outras plataformas, além de melhorar a experiência do consumidor. De acordo com a empresa, os usuários têm cinco vezes mais probabilidade de comprar um Pin com realidade aumentada do que um Pin estático e acrescentou que a categoria de decoração é a mais popular do site, com 3,37 bilhões de cliques de busca em 2021. A plataforma também informou que o recurso de busca visual com o Lens teve um aumento de 126% de ano a ano.

Fonte: TechCrunch