Por que ter um celular com câmera de mais megapixels não garante fotos melhores

Por Felipe Freitas | 22 de Julho de 2020 às 14h00
Reprodução/YouTube

A tecnologia das câmeras de celular tem evoluído constantemente ao longo dos anos. Se tornando inclusive, um dos fatores determinantes durante a compra de um novo dispositivo por alguns usuários, a final ter uma câmera com boa qualidade, pode melhorar muito sua experiência e satisfação com algumas funções do dispositivo.

Entretanto, como saber se estou comprando um dispositivo com uma câmera boa? O que realmente garante uma melhor qualidade de imagem? Seriam os megapixels? Não se preocupe.

Neste artigo, nós do Canaltech, vamos explicar o que você precisa saber sobre qualidade de imagem e como funciona essa tecnologia em celulares.

O que são megapixels?

Basicamente os pixels representam os pontos de luz captados em uma imagem, o “mega” em megapixel, determina que são um milhão de pixels contidos naquela imagem. Ou seja, quando falamos de uma câmera com 9 MP, ela, na verdade, possui 9 milhoes de pixels.

Os megapixels são responsáveis pela resolução de imagem de câmera. Sendo assim, com mais megapixels, é possível ampliar uma imagem e ainda assim obter boa nitidez. O que é muito interessante para quem precisa de imagens em grande resolução como imagens em 4K, impressões A4, etc.

É importante ressaltar que a quantidade de megapixels vária de acordo com a necessidade do usuário, contudo, a qualidade de uma imagem é definida pelo tamanho dos pixels que são captados pelo sensor da câmera, a medida que, quanto maior for o tamanho do sensor, maior a quantidade de luz que cada pixel poderá absorver, então a qualidade de suas fotos será maior.

E você está em busca de imagens com mais qualidade? Confira agora, algumas configurações que podem ser mais relevantes para a câmera de seu celular.

O que é mais relevante em termos de qualidade de imagem

É comum, que os megapixels sejam apresentados como a informação mais relevante durante a compra de uma câmera de celular, entretanto, é um uso equivocado da palavra megapixel, afinal esta se referem a quantidade de pixels em imagem, enquanto a qualidade, é determinada pelo tamanho dos pixels captados como foi dito a cima.

Nesse sentido, o tamanho do sensor é mais relevante quando falamos em qualidade de imagem. Isso porque, duas câmeras com tamanhos de sensor diferentes, produzem imagens diferentes. Os sensores possuem um papel fundamental na captura de luz. Ou seja, uma câmera com um sensor menor, pode captar pouca luz, em comparação a uma câmera com um sensor maior.

Um exemplo, tanto o iPhone X, quanto o Galaxy S20, possuem câmeras com 12 megapixels, porém, a câmera do iPhone X possuí um sensor de 1/3, enquanto o Galaxy S20 possuí um sensor de 1/1,8. Em termos de tamanho de sensor, os números divisores (3 e 1,8) representam o tamanho do sensor, quanto menor o número divisor, maior será o sensor.

Dessa forma, não importa quantos megapixels sua câmera possa ter, a qualidade de imagem depende de quanta luz pode ser capturada, na hora da foto. Veja que outros fatores também influenciam na qualidade de suas fotos.

Entenda como os megapixels afetam a qualidade de suas imagens (Captura: Canaltech) 

Como os megapixels afetam a imagem

A resolução de suas fotos é definida pela quantidade de pixels existentes nela, com mais pixels suas fotos ficarão maiores e poderão ser cortadas, sem perca de qualidade e nitidez quando possuem uma grande quantidade de MP. Isso pode ser muito interessante para quem trabalha com imagens muito grandes e também para quem quer tirar fotos de pontos muito distantes.

Quando você precisa de uma câmera com mais megapixels

Além de fornecer um zoom digital que oferece uma maior qualidade sem muita perda em detalhes, os megapixels também são muito relevantes em termos de impressão de imagem.

Ao imprimir fotos em papeis fotográficos, geralmente é obtida uma melhor impressão com uma câmera de configuração de 300 DPI (é a sigla relacionada a pontos por polegada em composição de imagens), a configuração é vista como o nível mais alto de detalhamento que o olho humano pode distinguir.

Contudo, o nível de megapixels necessários, vária de acordo com o tipo da impressão. Ainda é possível obter boas impressões de imagens com a configuração de 150 DPI, logo abaixo você verá uma tabela de proporções de acordo com a configuração DPI;

Proporções para impressão de imagens em termos de megapixels (Captura:Tech for anyone)

Então de fato, você não precisa de grandes quantidades de megapixels para obter fotos com ótima qualidade. Contudo, esses são relevantes para impressões de resolução 4 x 6, ou superior e para resolução de imagens. Mas ainda assim, uma câmera com 6 megapixels, por exemplo, pode tirar fotos fantásticas, por conta de outros fatores como a tecnologia do sensor, a qualidade da lente, o uso de flash, a capacidade de foco entre outros.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.