Publicidade

Qual a diferença entre apagar dados e limpar cache?

Por| Editado por Bruno Salutes | 17 de Julho de 2020 às 12h52

Link copiado!

Imagem: Rawpixel/Envato Elements
Imagem: Rawpixel/Envato Elements

Aplicativos normalmente podem armazenar dados em seu dispositivo de diversas formas. Ainda que o armazenamento de nuvem seja uma boa ferramenta de backup e otimização de espaço de disco no PC no celular, certas vezes, armazenar arquivos desncessários pode estar ocupando bastante espaço de seu dispositivo. Mas, você sabe o que são esses dados? É seguro apagá-los? Descubra essas e mais repostas a seguir.

Entre as principais diferenças em limpar o cache e apagar os dados de um dispositivo ouaplicativo temos, primeiramente, as consequências em realizar cada processo. Entenda primeiramente como cada um desses processos funcionam.

O que é o Cache?

Continua após a publicidade

Cache é o nome dado aos arquivos temporários que são armazenados em seus dispositivos como computador ou celular. Ou seja, esse tipo de arquivo é armazenado a fim de agilizar o acesso a sites e apps já acessados anteriormente. Esses dados são ficam guardados no que chamamos de memória cache. Então ao acessar um site que tem vários elementos estáticos, por exemplo, seu navegador carrega esse conteúdo que já havia sido baixado anteriormente, em vez de baixá-lo novamente.

Por que limpar o Cache?

Não há de fato necessidade para limpar o cache de seus aplicativos diariamente. Entretanto, limpar o cache periodicamente pode solucionar certos problemas com aplicações, como em casos em que o aplicativo tem travado constantemente.

Além disso, limpar o cache pode liberar mais espaço de armazenamento em seu dispositivo e melhorar seu desempenho. Afinal, com a memória cheia, certas funções podem não responder corretamente.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Contudo, fique tranquilo, a principal característica do cache é ser uma memória temporária. Então, você não perderá os dados que foram salvos por alterações em seus aplicativos. Afinal, essa memória é sempre renovável. Agora, entenda como funcionam os dados em seus dispositivos.

O que são os dados?

Dados são registros resultados das alterações que são realizadas em seus dispositivos e aplicativos. Neles serão armazenados todas as suas preferências, banco de dados, configurações, contas, senhas, predefinições, etc. Sendo assim, ao apagá-los você estará os apagando definitivamente de seu armazenamento.

Certifique-se que suas informações mais importantes estão salvas em outro lugar antes de apagar esses dados. Dessa forma, ao abrir um aplicativo cujos dados foram apagados, este retornará a abrir como se estivesse sido baixado pela primeira vez e você precisará fazer login novamente e configurar preferências.

Continua após a publicidade

Por que apagar dados?

A decisão de apagar os dados de seu dispositivo ou aplicativo deve ser sempre bem pensada e apenas ser considerada em situações excepcionais como o mau funcionamento de um aplicativo (que fica travando) ou dispositivo lento em particular. Problemas assim podem ser resolvidos com essa operação. Cabe sempre antes considerar se todas as possíveis soluções foram aplicadas.

Apagar dados de seu computador, tablet ou celular, irá excluí-los de forma definitiva, sem possibilidade de recuperação. Então certifique-se sempre que todo o conteúdo importante está salvo antes de apagar dados.

Cada dispositivo possuí um caminho diferente para limpar seu cache e apagar dados.

Veja abaixo algumas dicas:

Continua após a publicidade