Como limpar cache no Android | Guia Prático
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
Limpar o cache no Android é um truque simples que pode melhorar o desempenho do celular. Alguns travamentos e erros nos aplicativos podem ser resolvidos com a limpeza dos arquivos temporários, e o sistema operacional apresenta um caminho simples para isso.
O que é cache?
O cache é um tipo de arquivo temporário com a função de armazenar informações e dados sobre o acesso em sites ou apps. Esses arquivos são usados para agilizar o carregamento e disponibilizar esses conteúdos rapidamente em novas utilizações, conforme as preferências do usuário.
Um exemplo: quando você acessa muitas vezes a mesma página da internet, o navegador começa a armazenar alguns dados do site em cache, como imagens e banners. Ou, ao abrir um app como a Netflix, a interface usará os arquivos temporários para sinalizar suas séries preferidas e usos mais recentes.
Os dados em cache mais antigos são substituídos por novos, mas o dispositivo nunca deixa de armazenar esse conteúdo. Portanto, em alguns casos, limpar os arquivos temporários pode ser uma solução de curto prazo para liberar espaço de armazenamento no celular, tablet ou computador.
Qual o benefício de limpar o cache?
Limpar o cache do Android pode ter vantagens diretas em dois aspectos: para liberar a memória e para melhorar a performance do aparelho. Vamos abordar uma situação de cada vez.
Como já mencionado, os aplicativos criam e acumulam arquivos temporários. Ferramentas de limpeza sugerem remover esses dados para liberar espaço na memória interna do aparelho, no entanto essa é uma solução de curto prazo até que os apps voltem a produzir cache. A recomendação é sempre remover outros itens, como apps, imagens e vídeos pesados.
Além disso, a limpeza de cache tem um efeito direto para melhorar o desempenho de aplicativos no Android. Alguns dos arquivos antigos podem estar corrompidos e causam erros ao abrir um app — a alternativa, portanto, é removê-los. Você pode notar uma demora para carregar informações inicialmente, mas a medida pode resolver o problema recorrente.
Onde tem cache para limpar?
No Android, é possível remover arquivos temporários de aplicativos em geral e de navegadores. No caso dos apps, o processo é feito pela configuração do sistema, já o cache dos navegadores é removido internamente nos respectivos aplicativos.
Qual a diferença entre limpar o cache e limpar dados?
Ao acessar a tela de armazenamento dos apps no Android, você encontrará duas opções: limpar cache ou limpar os dados. Pode parecer confuso, mas existem algumas diferenças.
- Limpar cache: remove arquivos temporários, como preferências de uso;
- Limpar dados: apaga informações de login e outros arquivos permanentes vinculados ao app. No caso do Spotify ou de outros serviços de streaming, limpar os dados também remove as músicas baixadas.
Como limpar o cache do celular Android
Nas configurações
- Abra as configurações do Android;
- Selecione “Aplicativos”;
- Escolha um dos apps instalados;
- Acesse a aba “Armazenamento”;
- Por fim, toque em “Limpar cache”.
No navegador
- O processo para limpar o cache de navegadores varia conforme cada aplicativo da categoria. Para exemplificar, veja o passo a passo do Google Chrome:
- No Chrome, toque no ícone de três pontos e selecione “Configurações”;
- Depois, toque em “Privacidade e segurança”;
- Em seguida, pressione “Remover dados de navegação”;
- Marque a opção dos arquivos em cache e pressione “Remover dados”.
O caminho é similar à versão do Chrome nos computadores.