SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Como instalar aplicativos do Android no cartão de memória

Por| 03 de Dezembro de 2013 às 12h52

Link copiado!

Como instalar aplicativos do Android no cartão de memória
Como instalar aplicativos do Android no cartão de memória

Quem possui aparelhos mais antigos ou mais acessíveis, provavelmente sofre com o problema de pouca memória interna, mesmo tendo muitas vezes um cartão de memória com gigabytes e mais gygabytes de espaço livre. Alguns aplicativos podem ser movidos para a memória externa, mas outros não.

E o problema está nestes aplicativos que não podem ser movidos, pois são pesados e são aqueles que mais usamos: Facebook, Messenger, Google Maps etc. Para isso, há uma solução, apesar de pouco recomendável.

Leia mais: Confira 5 dicas para aumentar a velocidade de seu smartphone Android

Primeiro ensinaremos como mover aplicativos para o cartão SD “normalmente”, sem forçar. Basta ir nas configurações do sistema e abrir o gerenciador de aplicativos instalados. Agora selecione o aplicativo desejado; caso a opção “Mover para o cartão SD” esteja ativa, você poderá movê-lo; caso contrário, não é possível mover pelo modo padrão e você terá que forçar essa transferência.

Continua após a publicidade

Para isso, utilizaremos uma ferramenta chamada ADB (Android Debug Bridge), contida no kit para desenvolvedor do Android, e vamos alterar a localização padrão onde seu sistema instalará os aplicativos. Após o procedimento, você terá que mover os aplicativos já instalados, um a um, para o cartão SD, e os novos já irão para lá automaticamente. Os aplicativos que antes não permitiam a transferência para o armazenamento externo agora permitirão.

Continua após a publicidade

Atenção:

verifique se você já tem o Java JDK instalado. Caso não tenha, faça o download e instale-o antes de prosseguir.

Primeiro, faça o download do Android SDK e instale-o. Não se esqueça de deixar seu Android com o modo “Depuração USB” ativado.

Continua após a publicidade

Nota: caso você utilize o Android 4.2 ou superior, você deve ativar a configuração "Opções de desenvolvedor". Entre em "Sobre o dispositivo" e comece a tocar repetidamente no campo "Versão kernel", até aparecer a mensagem "Você está a 3 toques de se tornar desenvolvedor", continue tocando até aparecer a mensagem de que você se tornou desenvolvedor.

Agora que o SDK já está instalado, execute o SDK Manager. O ADB não vem instalado por padrão, mas vem contido no pacote "Android SDK Platform-tools", selecione-o e clique em "Install". Agora conecte seu telefone.

Com o Platform-tools instalado, abra o Windows Explorer e navegue até a pasta "android-sdkplatform-tools". Se você não modificou o local de instalação, a pasta deverá ser:

C:Program Files (x86)Androidandroid-sdkplatform-tools

Continua após a publicidade

Caso não encontre na pasta acima, ou você usa uma versão 32 bits do Windows, o programa deverá estar nessa pasta, ao invés:

C:Program FilesAndroidandroid-sdkplatform-tools

Ao abrir a pasta, verifique se existe o arquivo "adb.exe". Caso positivo, pressione "shift" e ao mesmo tempo clique com o botão direito em qualquer lugar da pasta, para abrir o menu de opções. Uma opção "Abrir janela de comando aqui" aparecerá, clique nela. Um terminal vai ser aberto, já dentro da pasta. Execute o comando "adb devices" (basta digitar na linha de comando e apertar Enter). Isso deve listar todos os dispositivos conectados, verifique se o seu aparece.

Continua após a publicidade

Agora digite o seguinte comando para alterar o local em que os aplicativos são instalados por padrão:

adb shell pm setInstallLocation 2

Continua após a publicidade

Caso queira reverter o procedimento, basta repetir todos os passos anteriores e executar o comando:

adb shell pm setInstallLocation 0

O número 2 representa a memória externa, e o número 0 (que vem por padrão), a interna.

Agora seu telefone instalará tudo no cartão SD e você poderá mover os programas já existentes.

Continua após a publicidade

Vale dizer novamente que esse não é um procedimento recomendável pelos fabricantes, pois pode causar várias instabilidades no seu sistema. Os aplicativos instalados/transferidos para o cartão SD não estarão disponíveis quando você conectar o aparelho ao PC.