Precisa sair do PC? Windows 11 deixará você continuar o trabalho pelo celular
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi | •

Dispositivos que contam com Windows 11 terão sua integração com smartphones Android facilitada. A atualização, anunciada pela Microsoft nesta terça-feira (27), permite continuar atividades iniciadas em um aparelho diretamente em outro.
- Windows 11 terá app para te ajudar a organizar fotos e vídeos, revela portal
- Vai atualizar para o Windows 11? 5 dicas para preparar o seu computador
A funcionalidade, chamada Cross Device Resume (Retomada entre dispositivos, em tradução livre), permite que o sistema operacional identifique o que o usuário está fazendo e, a partir disso, ofereça a possibilidade de continuar a tarefa no PC ou no celular.
O recurso, que integra aparelhos da Gigante de Redmond ao sistema operacional do Google, abrange serviços como Spotify e navegação na web. Além disso, aplicativos como Word, Excel e PowerPoint também passam a permitir essa continuidade de tarefas.
Marcas com recursos adicionais
Usuários de smartphones da Samsung, Xiaomi, HONOR, OPPO e Jovi (Vivo) contam ainda com recursos adicionais com a nova ferramenta do Windows 11. Arquivos abertos nesses aparelhos no aplicativo do Copilot podem ser retomados instantaneamente no PC.
Os documentos em questão serão abertos no aplicativo Microsoft 365 no computador. Caso o app não esteja instalado, os arquivos serão abertos no navegador padrão. O recurso não é compatível com arquivos offline armazenados apenas no celular.
A novidade da Microsoft é executada de forma semelhante ao Handoff, ferramenta implementada em dispositivos da Apple. A empresa oferece um sistema de continuidade entre iPhone, Mac, iPad e Apple Watch que estejam com a sessão iniciada no iCloud usando a mesma conta.
Entre os aplicativos nativos da companhia que permitem essa integração de tarefas estão Safari, Mapas, Calendário, Contatos e FaceTime — além de diversos apps de terceiros.
Disponibilidade da funcionalidade da Microsoft
O Cross Device Resume ainda está em fase de testes e passa por um processo de implantação gradual para membros do Windows Insider. A atualização chega com o lançamento das versões 26100.7701 e 26200.7701 do Windows 11 para participantes do canal Release Preview.
Leia também:
- Nova atualização do Windows 11 corrige bug com arquivos salvos na nuvem
- Windows 11 vai acabar com app que talvez você nunca tenha usado na vida
- Vai atualizar para o Windows 11? 5 apps para guardar seus arquivos na nuvem
VÍDEO: É o fim do Windows 10! | Curiosidades