O que são Linguagens de Programação?

O que são Linguagens de Programação?

Por Lu do Magalu | 23 de Julho de 2021 às 16h00
Free-Photos/Pixabay

Oi, gente! Com o passar dos anos, as linguagens de programação estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas, né? Seja em computadores, smartphones, aplicativos e até mesmo nas redes sociais, as linguagens de programação são a base de muitos sistemas por aí. Afinal, elas cumprem um papel essencial de se comunicar com sistemas e realizar tarefas de maneira inteligente. 💙

Por isso, hoje vamos falar um pouquinho sobre: o que são linguagens de programação e como elas funcionam. Dá só uma olhadinha nessa matéria! 😉

O que é uma linguagem de programação?

Um dos principais objetivos das linguagens de programação é se comunicar, assim como acontece em outros tipos de linguagem. Mas, em programação essa comunicação é feita através de instruções em um sistema que vai apresentar informações. Então, nesse sistema, você pode desenvolver códigos inteligentes que conversam entre si, levando você até um determinado objetivo. 💻

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Por isso, ainda que muita gente relacione programação diretamente com números e matemática, ela é acima de tudo: uma linguagem. Sendo uma forma de se comunicar com um sistema. 🗣️

Por que existem vários tipos de linguagem de programação?

Existem muitos tipos de linguagem de programação, certamente você já deve ter ouvido falar de alguma como: Python, HTML, JavaScript, C++, PHP, entre outras. Mas, a principal diferença entre elas é a maneira como são usadas. Por isso, hoje vamos falar um pouquinho sobre como algumas delas funcionam. Olha só!

Python

Python é uma linguagem de programação de “alto nível”. Isso quer dizer que ela tem uma alta abstração de detalhes e conceitos para máquinas. Então, isso significa que ela é mais otimizada para o entendimento humano.

Em geral, as pessoas podem usar o Python para muitas coisas: desenvolver programas, gerenciar dados, ensinar sistemas (machine-learning), desenvolver aplicativos e automatizar scripts. São muitas funções.

HTML

Gente, antes de começar, é importante ressaltar que o HTML funciona mais como uma “linguagem de marcação”. É que ela é usada na construção de páginas da Web como as do Google, por exemplo. Mas, ela não é considerada como uma “linguagem de programação” por não processar dados e não ter condicionais.

Só que ainda assim ela é importante por construir como será apresentada uma página na Web. Então, ela é uma linguagem que está relacionada a programação e pode ser ótima para introduzir conceitos fundamentais aos iniciantes. 

JavaScript

Agora JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível que é muito utilizado em páginas da Internet. Com ela você pode programar e implementar elementos complexos, assim como barras de pesquisa, por exemplo.

Além disso, também é possível criar conteúdos que se atualizam de forma dinâmica. Por isso, em conjunto com HTML e CSS (que são linguagens de marcação) ela está presente no desenvolvimento de sites.

Dica da Lu

Ah! E quem me acompanha por aqui, deve lembrar do Grasshopper (Android | iOS | Web) ele é um aplicativo do Google que ensina fundamentos de programação para iniciantes. Se você está interessado em aprender mais sobre a área da programação. Essa é uma ótima plataforma que pode te ajudar bastante.

Prontinho! Agora você conhece um pouquinho sobre como funcionam as linguagens de programação. Gostou dessa matéria? Compartilhe com quem está começando a aprender. 🥰

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.