Publicidade

Aprenda a programar em Java sem pagar nada e outros cursos grátis na área de TI

Por| 09 de Julho de 2021 às 11h30

Link copiado!

envato
envato

Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da tecnologia. Logo, confira abaixo alguns deles, voltados tanto para iniciantes, quanto para quem já possui algum tipo de experiência na área. E, como bônus, programas de bolsas para profissionais de TI.

Agora é mãos à obra!

Para iniciantes

Eu Capacito

Continua após a publicidade

Iniciativa do Movimento Brasil Digital, o Eu Capacito pretende promover a capacitação profissional gratuita, além de ações educacionais da iniciativa privada, principalmente aquelas focadas em habilidades de tecnologia.

E um dos cursos oferecidos pelo Eu Capacito é o de programação em Java, uma das linguagens de programação mais demandadas pelo mercado, principalmente para aplicações web e mobile. Conhecida como a linguagem orientada a objetos, ela permite que desenvolvedores escrevam programas apenas uma vez e é uma das mais simples de aprender, o que é ideal para quem está iniciando.

O curso oferecido pelo Eu Capacito é ministrado pela Oracle e tem carga horária de seis horas. Nele, o usuário aprenderá os fundamentos da programação, como variáveis, classes, objetos, loops, entre outros, além de conhecer os recursos orientados a objetos da linguagem. - ou seja, indicado para iniciantes.

Para se inscrever no curso, clique aqui. Todo conteúdo possui legendas em português, que podem ser ativadas no botão de Close Captions (CC) presente no player de vídeo.

Continua após a publicidade

KingHost

Empresa de soluções digitais, a KingHost promove a 11º edição do Conexão KingHost, evento 100% online e gratuito e que traz conteúdos relevantes para quem deseja saber mais sobre marketing digital e empreendedorismo. O evento ocorre entre os dias 3 e 4 de agosto.

O objetivo do Conexão KingHost é simplificar para evoluir a relação com projetos de negócios e carreiras por meio de experiências trocadas durante as palestras apresentadas por especialistas. Com dois dias de programação, o evento transmitirá 12 palestras ministradas por profissionais que são referência no mercado brasileiro de marketing digital e empreendedorismo. Todas serão ao vivo, permitindo interação entre os espectadores e o palestrante.

Continua após a publicidade

Entre os palestrantes que participarão do evento, estão Carlos Alberto Ferreira, superintendente executivo de mídia sociais da Globo, irá mostrar como a Globo se relaciona com seus fãs nas redes sociais; Gabriel Sukita, creative data leader da SOKO; Thiago Mazeto, diretor comercial da Tray E-commerce e Alan Costa, CEO da Produzindo Digital, entre outros.

Ao final do evento, o Conexão KingHost concederá um certificado de horas complementares. Além disso, todas as palestras serão gravadas para que os inscritos possam acessá-las posteriormente. Para completar, as mesmas terão intérpretes de libras.

Para se inscrever - e conhecer a programação completa - basta acessar a página oficial do evento clicando aqui.


Blue EdTech

Continua após a publicidade

Escola especializada em programação, a Blue anunciou o lançamento do #BlueNaPrática, projeto que usará videoaulas para ensinar programação para aqueles que querem aprender, mas não têm oportunidade de ingressar na área.

O primeiro encontro será realizado no próximo sábado (10/7), às 17h, a partir da plataforma de videoconferências Zoom e também pelo canal da EdTech no YouTube. A aula inicial será ministrada pelo professor Thiago Lima, utilizando Python, com o framework Flask, HTML e CSS.

Além do #BlueNaPrática, a Blue também tem um programa de capacitação que financia a formação de jovens de baixa renda como profissionais da área de programação. O curso tem 12 meses de duração e, ao final, os alunos estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho após seis meses do início das aulas.

O curso só começa a ser pago quando o aluno estiver ganhando a partir de R$ 3,5 mil de salário - atingido essa remuneração, ele usará 15% dessa renda para pagar a escola. A meta da edtech é se tornar a líder do setor de capacitação em TI com foco na população de baixa renda.

Continua após a publicidade


Para quem já está na área de TI

Samsung

Samsung
O Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, divulgou os cursos online gratuitos que serão ministrados entre os dias 2 e 9 de julho. Com 34 atividades programadas no mês, estão previstas abordagens para linguagem de programação, Inteligência Artificial e IoT (sigla do termo em inglês “Internet of Things”, que significa Internet das Coisas em português), entre outros.

12/07

Continua após a publicidade
  • 10h - Integrando os serviços de backend na nuvem
  • 18h - Linguagem Python: aprendendo a linguagem PARTE 2

13/07

  • 18h - Oficina: Design Thinking

14/07

Continua após a publicidade
  • 10h - Frontend Web com ReactJS: Introdução PARTE 1
  • 15h - Realidade Virtual, Aumentada e Mista: Introdução ao XR
  • 19h - Ocean Innovation Talks: O papel de Unicamp, USP e UEA na inovação

15/07

  • 16h - Palestra: Introdução ao Blockchain

16/07

Continua após a publicidade
  • 10h - Frontend Web com ReactJS: Introdução PARTE 2
  • 18h - Desenvolvimento Ágil - DevOps GIT

A agenda — que pode ser acessada clicando aqui — foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de São Paulo (USP), Unicamp e parceiros.

As inscrições já podem ser feitas pelo site da Samsung Ocean. Se preferir, o usuário pode fazer o cadastro via aplicativo para smartphones Android, disponível para download na Play Store.

Alura

Continua após a publicidade

Plataforma online de cursos de Tecnologia, a Alura promove entre os dias 12 e 16 de julho a "Imersão React", curso que busca aprimorar o entendimento de pessoas com conhecimento em lógica de programação, além de possuir nível básico em JavaScript, HTML e CSS.

O React é uma biblioteca de código aberto para interfaces gráficas que Visa tornar a experiência do usuário com a interface mais eficiente. Durante os cinco dias, os alunos aprenderão a desenvolver um novo projeto com NextJS, aplicar conceitos em novos desafios e utilizar componentes do React. Com isso, os participantes poderão adquirir maior autonomia como front-end.

As aulas serão ministradas por três profissionais: Juliana Negreiros - Instrutora especialista em desenvolvimento Front-End, Mario Souto - Desenvolvedor no Nubank e Instrutor na plataforma e Paulo Silveira - CEO e co-fundador da Alura.

Continua após a publicidade

Além de lives com mentoria de profissionais experientes da área, os participantes farão parte de uma relevante comunidade dev, onde será possível criar networking e, claro, trocar experiências. Além disso, será proposto a criação de projetos que podem ser incluídos no portfólio e publicados nas redes sociais como Instagram, Twitter e LinkedIn.

Os interessados em participar do "Imersão React" devem se inscrever até o dia 11 de julho na página especial do programa.

BID Academy

A BID Academy, em parceria com o capítulo Nordeste da WOMCY Brasil (entidade com foco no desenvolvimento de cibersegurança na América Latina), lançou na última segunda-feira (05/7) o Programa de Formação em Privacidade. Ele será voltado para voluntários na região Norte e Nordeste, para a formação, indicação e contratação de profissionais de privacidade de dados (DPO), com certificação EXIN para DPO. O programa oferece 15 vagas gratuitas, onde o participante selecionado participará das três turmas de formação. Além disso, 80% das vagas são destinadas para mulheres.

O programa será realizado de forma virtual, com início em agosto de 2021 e pretende desenvolver e integrar profissionais no mercado de privacidade de dados e cibersegurança, nas categorias estudantes, profissionais fora do mercado, profissionais que desejam migrar para a área de tecnologia, profissionais do Direito e profissionais de diversas áreas de tecnologia.

A formação acadêmica para a certificação EXIN DPO é dividida em três trilhas de conhecimento e os candidatos devem cumprir uma carga horária mínima para garantir cada etapa da certificação. Além disso, os participantes selecionados concorrerão a 15 vouchers de certificação gratuitos - para os 5 primeiros colocados em cada turma de formação, dos quais não terão que pagar o custo das provas.

As inscrições podem ser feitas nesse link e vão até o dia 28 de julho. No dia 9 de agosto, todos os inscritos receberão o resultado nos e-mails cadastrados, sendo que o início das aulas será no dia 16 do mesmo mês. Vale lembrar que apenas associados da WOMCY poderão se inscrever. Por isso, para se tornar membro, basta é necessário se cadastrar no site oficial da entidade.

Bolsas de estudo

Banco Inter

O Banco Inter, em parceria com a Digital Innovation One, anuncia o segundo bootcamp do "Programa Órbi Academy Techboost". Nesta etapa, o treinamento será voltado para desenvolvimento Android: o Inter Android Developer. Os alunos participarão de uma jornada de aprendizagem sobre a tecnologia e ainda terão chances de ser contratados, com vagas nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Recife e São Paulo.

Serão 10 mil bolsas de estudos para desenvolvedores ou para quem está migrando para área de tecnologia e quer aprender sobre a linguagem Kotlin e sua aplicação na construção de aplicativos Android. Ao longo do bootcamp, os participantes terão mentorias exclusivas com profissionais do Inter, que participaram do desenvolvimento do app da empresa.

Entre as experiências educacionais, o aluno vai aprender sobre cultura ágil, melhores práticas com Kotlin, bibliotecas Android, aplicações Clean Architecture e construção de aplicativo. Representantes do Inter, do Órbi Conecta e da DIO participaram de uma live na última semana para apresentação do bootcamp, que pode ser conferida no vídeo abaixo.

O Órbi Academy Techboost tem o objetivo de promover a educação profissional em habilidades digitais para futuros profissionais, diminuindo o déficit de talentos em tecnologia. Até abril de 2022, o programa - que tem como parceiros além do Banco Inter, MRV, Take Blip e Localiza - vai distribuir mais de 130 mil bolsas de estudo em tecnologia.

Em fevereiro, mais de 26 mil pessoas se inscreveram para as 10 mil vagas voltadas para formação em linguagem Java. Até o fim de 2021, o Inter afirma que terá oferecido mais de 40 mil bolsas gratuitas para aperfeiçoamento de desenvolvedores.

As inscrições gratuitas para o bootcamp Inter Android Developer estarão abertas até 1º de agosto e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui.


MRV

Uma parceria entre a construtora MRV, a Digital Innovation One e a Órbi Conecta deu origem ao bootcamp MRV Front End SPA Developer. O programa vai disponibilizar 10 mil vagas de estudo de forma gratuita para profissionais que querem migrar de carreira, ampliar conhecimentos ou mesmo iniciar na linguagem front-end mais usada no mundo, o JavaScript, e sua biblioteca React, além de outras tecnologias como o Redux e Hooks. Os participantes ainda poderão construir projetos e desenvolver algoritmos.

Esse é o segundo bootcamp da MRV dentro do programa Órbi Academy Techboost, uma iniciativa que é parceira de grandes empresas nacionais para capacitar e desenvolver milhares de novos desenvolvedores pelo Brasil. Os participantes da iniciativa terão mentorias exclusivas com os experts da MRV para tirar dúvidas e conhecer o dia a dia de um desenvolvedor.

Na primeira edição, todos os estudantes que concluíram o bootcamp da MRV foram convidados para participar de um processo seletivo na empresa, o que também acontecerá nesta edição. As inscrições para a segunda edição vão até o dia 29 de julho e podem ser feitas através da página especial do programa.