Os melhores apps de orçamento doméstico para você controlar suas finanças

Por André Lourenti Magalhães | 08 de Junho de 2018 às 08h22

Com tantas operações financeiras realizadas pela tela do celular, especialmente em tempos de isolamento social, a necessidade de um controle de gastos também pode ser feita através do smartphone. Os boletos não param de chegar, mas seja para organizar melhor os gastos do mês ou para economizar, a tecnologia está aí para ajudar.

Nos últimos anos, diversos aplicativos para controle de orçamento foram criados, permitindo que os usuários gerenciem seu dinheiro, mantenham as contas em dia e, de quebra, guardem uma grana. Confira alguns dos melhores!

1. CoinKeeper

Ordene seus gastos no CoinKeeper (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Abrindo a lista de apps para orçamento doméstico, o CoinKeeper (Android | iOS) promete ajudar o usuário a planejar os gastos de forma divertida. Além de disponibilizar as finanças diárias, o aplicativo envia lembretes sobre contas a pagar e transações recorrentes, bem como avalia as categorias de despesas, mostrando em quais áreas o usuário está gastando mais. Possui, ainda, sincronização em nuvem com outros dispositivos, permitindo o controle de gastos familiares.

2. Monefy

Monefy distribui as principais informações na tela principal (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O Monefy (Android | iOS) é uma das opções mais simples entre os aplicativos de finanças pessoais. Para utilizar, basta o usuário adicionar as despesas do mês e as transações feitas no dia a dia. Um dos pontos interessantes do app é que ele fornece as informações de forma clara, emitindo relatórios por meio de gráficos fáceis de entender e com periodicidade definida pelo usuário.

3. Money Lover

Ajuste orçamentos, gastos e planejamentos no Money Lover (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O Money Lover (Android | iOS) é um aplicativo versátil, que permite que o usuário gerencie suas despesas, crie orçamentos e mantenha o controle das finanças. Para auxiliar na experiência do usuário, oferece alguns objetivos prévios a serem conquistados com o aplicativo. A plataforma emite notificações quando o orçamento atingir o limite, mostra as categorias de gastos, lembra das faturas a vencer e conta com um recurso de compartilhamento da carteira com a família.

4. WiseCash

Gastos são organizados de forma intuitiva no Wisecash (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O Wisecash (Android) tem como objetivo ajudar o usuário a economizar dinheiro e alcançar suas metas. Para isso, o app traz resumos e gráficos divididos em categorias por período, criação de objetivos com acompanhamento dos gastos e notificações de despesas. Para melhor controle, ainda oferece a opção de determinar os gastos e rendimentos que se repetem a cada mês.

5. Jimbo

Simulador de sonhos é um dos destaques do Jimbo (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O Jimbo (Android | iOS) tem como objetivo facilitar o controle financeiro do usuário através de um sistema de cadastro de despesas e lançamentos de gastos. Além disso, o aplicativo conta com categorias customizáveis e dicas de educação financeira. Um de seus diferenciais é o simulador de sonhos, criado para ajudar no planejamento para que o usuário alcance metas a longo prazo.

6. Mobills

Mobills fornece planejamento detalhado para o mês (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Com mais de 5 milhões de usuários, o Mobills (Android | iOS) é um dos aplicativos de orçamento doméstico mais populares da atualidade. Além de permitir o cadastro e controle de contas, o app conta com um gerenciador de cartões de crédito, gráficos e relatórios de gastos personalizado, sistema de metas por categoria, alerta de contas a vencer e leitura automática de SMS e notificações bancárias.

7. Minhas Finanças

Minhas Finanças faz acompanhamento diário dos gastos (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O Minhas Finanças (Android) reúne suas informações de gastos em uma interface simples. O app sincroniza e importa notificações dos principais bancos, auxiliando a categorizar novos débitos e transações com mais agilidade, além de possui backup e sincronização com o Google Drive A sua licença paga é vitalícia, ou seja, só é necessário pagar uma vez para ter acesso integral a todas as funcionalidades do aplicativo.

8. Toshl Finanças

Interface colorida é destaque no Toshl (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Com mais de 2 milhões de usuários, o Toshl Finanças (Android | iOS) pode ser uma boa opção para quem quer administrar cartões de crédito, contas bancárias e dinheiro. O app conta com suporte a cerca de 200 moedas, incluindo 30 criptomoedas, notificações de despesas, fotos para armazenar recibos e relatórios de despesas e gráficos mensais.

9. Organizze

Cadastre cartões de crédito e acompanhe gastos no Organizze (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O Organizze (Android | iOS) funciona, basicamente, como um assistente financeiro para ajudar os usuários na hora de economizar. Além de permitir o controle dos gastos, o aplicativo auxilia o usuário a planejar suas finanças a partir de seu fluxo de caixa. Algumas das vantagens da plataforma são a interface intuitiva, criptografia e o funcionamento mesmo sem internet.

10. GuiaBolso

GuiaBolso é um dos aplicativos de controle mais completos (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Para quem deseja se livrar das planilhas, o GuiaBolso (Android | iOS) pode ser uma boa pedida. Além de centralizar o controle de contas bancárias, gastos e renda do usuário, o aplicativo permite a organização das transações em categorias e a sincronização de contas do Banco Santander, Banco Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, Citibank e NuBank.

Outros diferenciais interessantes do GuiaBolso são a possibilidade do usuário consultar a situação do seu CPF e buscar empréstimos com taxas mais baixas. É possível, também, comparar serviços financeiros online oferecidos por parceiros do app, facilitando o acesso a bancos, cartões e novas possibilidades de investimentos.

E você, já utilizou algum aplicativo para orçamento doméstico? Conte para a gente e deixe as suas sugestões nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.