Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Manchester City lançará o primeiro estádio de futebol no metaverso

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Fevereiro de 2022 às 15h22

Link copiado!

Manchester City/Facebook
Manchester City/Facebook

O Manchester City fechou uma parceria com especialistas em realidade virtual da Sony para criar uma versão digital do seu estádio oficial. O Etihad Stadium, a "casa" do City, seria completamente mapeado para ser lançado em RV em até três anos, em tamanho original e com as devidas proporções mantidas.

O estádio digitalizado só seria possível graças à análise de imagem e uma tecnologia de rastreamento de detalhes desenvolvida pela empresa Hawk-Eye, uma subsidiária da Sony. A ideia é recriar de modo fiel todos os assentos, arquitetura e até o gramado do Etihad para ser compatível com óculos de realidade virtual.

Continua após a publicidade

Torcedores de fora do Reino Unido poderiam assistir aos jogos ao vivo, direto do conforto das suas casas, como se estivessem no próprio estádio. Os representantes do City acreditam que seria possível reproduzir uma experiência virtual muito parecida com a real. Uma das vantagens do modelo é ver jogos de diferentes ângulos, com som ambiente e cantos de torcida.

Além disso, não haveria limitação de público ou preocupação com a segurança física das pessoas, já que tudo será 100% virtualizado. Seria uma forma de evitar o fechamento de estádios, e a consequente queda na receita, em pandemias situações semelhantes.

Outra possibilidade em análise é a organização de encontros entre fãs e jogadores dentro do metaverso, com seções de autógrafos e bate-papo. Os interessados poderiam, ainda, adquirir produtos exclusivos, como camisas oficiais e outros itens para o avatar, com pagamentos via cartão de crédito ou criptomoedas.

Futebol no metaverso

Continua após a publicidade

O Manchester City é um dos maiores nomes do futebol mundial e atual campeão da Premier League, o campeonato nacional de futebol da Inglaterra. O rival Manchester United também entrou no ecossistema da Web3 com uma parceria com a Tezos, anunciada em 10 de fevereiro. A Tezos será a patrocinadora oficial de criptomoedas e anunciante nos uniformes de treinamento da equipe, além de ajudar a desenvolver mercadorias para o metaverso.

É provável que outros grandes clubes sigam o caminho do City para adentrar no conceito de estádios virtuais, mas não há nada de concreto até o momento. Para equipes admiradas mundialmente, como os gigantes europeus, essa seria uma excelente maneira de se aproximar de torcedores de outros continentes.

Algumas equipes de futebol já estão no universo cripto com a venda de moedas digitais ou NFTs, como é o caso de BarcelonaCorinthiansVasco da Gama. Em dezembro de 2021, tokens digitais baseados em itens físicos do ex-jogador Diego Maradona foram leiloados na web.

Fonte: iNews