HDR para smartphones|Conheça os padrões e se ele funciona em seu aparelho

Por Wagner Wakka | 05 de Março de 2018 às 18h40

O HDR tem sido uma dos principais avanços relacionados a imagem nos últimos anos, ao lado da tecnologia 4K. A sigla vem de “grande alcance dinâmico” (ou High Dynamic Range, em inglês) e dá capacidade ao aparelho para alcançar uma gama maior de cores, melhorando significativamente brilho e contraste. Com isso, é possível que a imagem tenha um pico de brilho sem comprometer as regiões da tela que precisam se manter escuras.

Já muito popular nas novas linhas de televisores, o HDR agora ganha, cada vez mais, as telas de smartphones. Um dos primeiros aparelhos a apresentar a tecnologia de fábrica foi o Samsung Galaxy Note 7, mas outras empresas já apostam no sistema, uma vez que muitas telas de celulares já têm capacidade para apresentar uma imagem melhorada com o recurso.

Atualmente, são dois padrões utilizados: HDR 10 e o Dolby Vision. Embora muito semelhantes da execução, há um diferença significativa entre eles: o HDR 10 usa metadados em intervalos para melhorar a imagem, enquanto o Dolby Vision calcula os dados frame por frame, o que torna este último uma solução mais potente. Contudo, o Vision ainda é um padrão pouco utilizado, aparecendo em aparelhos da Apple, como iPhone 8 e iPhone X, além do LG G6.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Atualmente, Netflix é um dos sites de streaming que oferecem conteúdo HDR (Foto: Reprodução)

Por outro lado, desde o ano passado uma novo padrão chamado Mobile HDR Premium foi apresentado pela Ultra HD Alliance, empresa de produtores de filmes e companhias de tecnologia que discute o futuro do entretenimento. Este padrão traz não só algumas especificações para aumentar a qualidade da imagem, mas também transfere a tecnologia dos celulares para tablets e laptops.

HDR funciona no meu celular?

Se você tiver um aparelho com a tecnologia, provavelmente já deve ter sentido como a imagem é mais nítida para alguns conteúdos, já que nem toda mídia utiliza o HDR. Atualmente, serviços de streaming como Amazon Vídeo, Netflix eiTunes têm a tecnologia.

O HDR já está disponível de maneira nativa nos seguintes aparelhos:

Fonte: Pocket-Lint

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.