Como usar e configurar o Dropbox Paper

Como usar e configurar o Dropbox Paper

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 22 de Março de 2021 às 13h50
Reprodução/Dropbox Blog

O Dropbox Paper (Android | iOS | Web) é um produto digital desenvolvido pelo Dropbox que permite criar, editar e gerenciar projetos em um mesmo documento. O Paper reúne, no mesmo arquivo, funções de criação e edição encontradas no Google Docs e recursos de gerenciamento de projetos similares ao Trello e ao Asana. A ferramenta é gratuita e os documentos são armazenados em nuvem.

Um arquivo original do Paper é apenas um documento em branco. A partir desse momento, usuários podem customizá-lo de acordo com as próprias necessidades. Para a parte criativa, por exemplo, é possível escrever, realizar anotações e inserir diferentes tipos de arquivos de mídia. O gerenciamento de projetos, por outro lado, é beneficiado por recursos como linhas do tempo, listas de tarefas, tabelas e registros de reuniões.

A plataforma também possui função colaborativa, ou seja, podem ser compartilhados com integrantes de uma equipe para edição simultânea. Usuários podem delegar funções e criar comentários ou anotações para concentrar diferentes informações em um só lugar. Todo arquivo criado no Paper fica salvo na conta do Dropbox do usuário. Confira como acessar o Dropbox Paper e criar um documento pelo navegador!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como usar o Dropbox Paper

Passo 1: clique aqui para acessar o Dropbox Paper no navegador. Em seguida, clique em "Continuar com o Dropbox";

Acesse o Dropbox Paper (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: faça login com a usa conta do Dropbox ou vincule as contas de Google ou Apple;

Faça seu login para usar a ferramenta (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: em seguida, selecione "Criar documento do Paper";

Crie seu primeiro documento (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 4: um arquivo em branco será criado. Utilize o espaço para digitar como preferir. Na barra inferior, é possível encontrar recursos como o upload de arquivos e criação de tabelas, linhas do tempo e lista de tarefas;

Comece a editar seu Paper (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 5: para inserir mídia, é possível escolher um arquivo do computador, da própria conta do Dropbox ou procurar diretamente por aplicativos integrados ao Paper. Giphy, Unsplash, YouTube e até mesmo Google Drive são algumas das opções;

Adicione arquivos de mídia por diferentes fontes (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 6: selecione um fragmento de texto para visualizar opções de formatação. É possível criar listas, marcar frases e alterar o tamanho do título;

Formate o texto dentro da plataforma (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 7: ao utilizar funções de gerenciamento de projetos, como uma linha do tempo, são exibidos ícones para delegar as funções e determinar prazos;

Organize o fluxo de trabalho (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 8: utilize a barra superior para fazer alterações gerais no documento. É possível compartilhar, acompanhar notificações, transformá-lo em um modelo, abrir um modo de apresentação, entre outras opções;

Gerencie o seu documento (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 9: caso não queria movimentar o arquivo em branco, o Dropbox disponibiliza alguns modelos prontos para edição. Acesse dropbox.com/paper/templates e navegue entre os templates disponíveis;

Encontre modelos para diferentes categorias (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Qual sua ferramenta favorita para gerenciar projetos em equipe? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.