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4 dicas de segurança para proteger seus arquivos em nuvem

Por| Editado por Bruno Salutes | 28 de Setembro de 2020 às 09h00

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Imagem: André Magalhães/Canaltech. Ícone: Freepik
Imagem: André Magalhães/Canaltech. Ícone: Freepik

O armazenamento em nuvem é uma das principais opções para guardar arquivos importantes. Utilizando um serviço do tipo, como o Dropbox, Google Drive, iCloud ou OneDrive, é possível acessar documentos salvos através de qualquer dispositivo, precisando apenas de conexão à internet. Funciona, portanto, como uma excelente forma de backup.

Obviamente, a segurança e a proteção desses arquivos são fatores muito importantes. Os principais serviços de armazenamento em nuvem oferecem opções que evitem o comprometimento desses documentos, especialmente por conta do acesso em diferentes plataformas. Confira, abaixo, algumas dicas que podem te ajudar a proteger seus arquivos!

1. Autenticação em dois fatores

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A autenticação em dois fatores é uma das mais populares medidas de segurança digital. A cada tentativa de login, um código é enviado por e-mail, celular ou outra plataforma. Dessa forma, não é possível acessar apenas com o endereço de usuário e senha, exigindo uma segunda forma de validação.

Essa medida é encontrada nos principais serviços de armazenamento em nuvem. Nos casos de Google Drive e OneDrive, a autenticação é feita com as respectivas contas de Google e Microsoft, englobando as plataformas.

2. Código para acesso

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Alguns aplicativos de armazenamento oferecem a possibilidade de determinar um código PIN para acesso. A medida é muito comum nas versões para celulares e pode ser importantíssima em ocasiões como a perda ou roubo do aparelho. No caso do Dropbox, ao ativar a função, não é possível visualizar nenhuma tela do app sem antes digitar o código de segurança.

3. Gerenciar opções de compartilhamento

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Um recurso muito comum em serviços de nuvem é a possibilidade de compartilhar arquivos e pastas com diferentes contatos. Isso, no entanto, pode significar uma perigosa exposição a invasores e acesso a dados sensíveis. Dependendo do conteúdo compartilhado, é recomendável evitar a criação de um link para acesso, optando pelo convite direto por e-mail.

Além disso, as principais plataformas disponibilizam uma opção para controlar as permissões dos convidados. Antes de compartilhar, verifique se deseja que as pessoas tenham a liberdade de editar as pastas e documentos ou se estarão disponíveis apenas para visualização.

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4. Controle o acesso por diferentes dispositivos

Uma das maiores vantagens do armazenamento em nuvem é acessar seus arquivos em qualquer lugar, usando um dispositivo com conexão à internet. É importante, porém, prestar atenção nesses locais de acesso. Lembre-se de desconectar-se da sua conta ao usar um computador público ou o aparelho de outra pessoa, evitando que seus dados fiquem expostos e salvos no computador de terceiros.

Além de alertas de acesso por novas fontes, enviados por e-mail, é possível desconectar dispositivos à distância pelo Google Drive, OneDrive e Dropbox.

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Seguindo essas dicas, é possível reforçar a segurança de seus arquivos em nuvem. Possui outra sugestão? Comente!