Como limpar a memória do celular em 3 passos simples

Como limpar a memória do celular em 3 passos simples

Por Lu do Magalu | Editado por Bruno Salutes | 08 de Março de 2021 às 11h30
Kelli McClintock/Unsplash

Oi, gente! Com o passar do tempo os smartphones começaram a ter um papel mais significativo no dia a dia das pessoas, né? Eles cumprem diariamente muitas funções. Tem gente que usa o celular para aproveitar os aplicativos para poder estudar, trabalhar e claro, até mesmo para se divertir, né?

É que hoje em dia, os celulares são praticamente “Computadores de bolso” e podem fazer muitas coisas. Eles têm ficado cada vez mais rápidos e mais inteligentes. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que você possa aproveitar o melhor de seu smartphone, tá?

Gente, quando a memória de armazenamento do celular fica cheia, não dá para baixar e nem atualizar os aplicativos. Também não dá para baixar fotos e mandar áudios no WhatsApp. Por isso, é importante ficar de olho no espaço de armazenamento interno do seu smartphone para que ele não fique totalmente cheio. Mas, vêm cá, hoje vou dar algumas dicas de como limpar a memória do seu celular. Dá só uma olhadinha 💙

Como limpar a memória do celular

Vamos lá! Gente, essas dicas servem tanto para celulares Android, quanto para iPhone (iOS), tá bem? São algumas soluções fáceis de fazer que ajudam a liberar mais memória no celular.

Remover aplicativos

Às vezes alguns aplicativos podem acabar ocupando muito espaço de armazenamento no celular. Uma dica interessante, é abrir a sessão de aplicativos nas “Configurações” ou “Ajustes” e remover aqueles aplicativos que você usa pouco. Isso pode ajudar a recuperar um pouco de memória.

Limpar o cache

Ainda falando de apps, em alguns casos aplicativos podem acabar armazenando muitos dados de cache. A memória de cache, são arquivos temporários que seus aplicativos guardam para iniciar um pouco mais rápido. Mas, você deve estar se perguntando — Lu, eu posso apagar o cache? Eu vou perder minhas fotos e mensagens?

Não, olha só, a memória de cache são apenas dados temporários do aplicativo que estão sempre se atualizando. Ele não está relacionado com seus arquivos como fotos, vídeos, mensagens… Limpar o cache, significa que você ira abrir espaço para novas informações, tá?

Ah! Você pode limpar o cache com facilidade na sessão de aplicativos de suas “Configurações” ou “Ajustes”, é só selecionar um dos seus aplicativos, como o WhatsApp, por exemplo, e tocar em “Limpar cache”.

Guardar seus arquivos na Nuvem

Outra dica importante gente, é sempre salvar dos seus arquivos na nuvem, viu? Assim, além de manter suas fotos e vídeos em segurança. Você também pode liberar um pouco de espaço de armazenamento no celular.

Alguns aplicativos como Google Fotos, iCloud e Google Drive, oferecem esse serviço de armazenamento em nuvem. Assim, você pode guardar suas fotos na internet e deixar seu celular um pouco mais leve. Ah! O Google Fotos, tem uma função que permite limpar os arquivos do seu celular que já estão salvos na nuvem. Bem prático, né?

Pronto! Agora você conhece algumas dicas de como limpar a memória do celular. Compartilhe essa matéria com seus amigos 🥰

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.