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Como bloquear algumas células do Excel

Por| Editado por Bruno Salutes | 08 de Fevereiro de 2021 às 13h00

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Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

O editor de planilhas Excel, desenvolvido pela Microsoft, oferece diversas funções e recursos para seus usuários. Um deles é a opção de bloquear algumas células, para que não sejam editadas por outras pessoas.

Este recurso garante mais segurança dos dados e pode evitar que alterações indesejadas sejam realizadas no documento. Bloquear algumas células do Excel é um processo rápido e prático, confira abaixo o passo a passo!

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Como bloquear algumas células do Excel

Por padrão, todas as células de um arquivo do Excel já estão bloqueadas, porém, você é capaz de editá-las porque a sua planilha não está protegida. Sendo assim, é necessário que você desbloqueie algumas células antes de ativar a proteção.

Passo 1: selecione todas as células que você quer permitir a edição, clique com o botão direito do mouse em cima delas e, no menu aberto em seguida, clique em “Formatar células”.

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Passo 2: acesse a aba “Proteção” no menu superior, desmarque a opção “Bloqueadas” e clique em “OK”.

Passo 3: feito isso, acesse a aba “Revisão” no menu superior e clique em “Proteger planilha”.

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Passo 4: na janela aberta em seguida, você pode inserir uma senha para desproteger a planilha e permitir outras edições além das que já estão marcadas. Finalizados os ajustes, clique em “OK”.

Passo 5: assim, a sua planilha está protegida e todas as células que você marcou como “Desbloqueadas” poderão ser alteradas.

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Passo 6: feito isso, todas as células que, por padrão, já estavam bloqueadas, não poderão ser editadas.

Dica: para poder editar novamente as células bloqueadas, basta apenas acessar a aba “Revisão” no menu superior e clicar em “Desproteger planilha”.

Pronto! Agora você pode bloquear algumas células do Excel.

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Fonte: Microsoft