Como bloquear algumas células do Excel
Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 08 de Fevereiro de 2021 às 13h00
O editor de planilhas Excel, desenvolvido pela Microsoft, oferece diversas funções e recursos para seus usuários. Um deles é a opção de bloquear algumas células, para que não sejam editadas por outras pessoas.
- Como inserir quebra de linha em célula no Excel
- Como congelar colunas e linhas em planilhas do Excel
- Como ocultar e exibir linhas em uma planilha do Excel
Este recurso garante mais segurança dos dados e pode evitar que alterações indesejadas sejam realizadas no documento. Bloquear algumas células do Excel é um processo rápido e prático, confira abaixo o passo a passo!
Como bloquear algumas células do Excel
Por padrão, todas as células de um arquivo do Excel já estão bloqueadas, porém, você é capaz de editá-las porque a sua planilha não está protegida. Sendo assim, é necessário que você desbloqueie algumas células antes de ativar a proteção.
Passo 1: selecione todas as células que você quer permitir a edição, clique com o botão direito do mouse em cima delas e, no menu aberto em seguida, clique em “Formatar células”.
Passo 2: acesse a aba “Proteção” no menu superior, desmarque a opção “Bloqueadas” e clique em “OK”.
Passo 3: feito isso, acesse a aba “Revisão” no menu superior e clique em “Proteger planilha”.
Passo 4: na janela aberta em seguida, você pode inserir uma senha para desproteger a planilha e permitir outras edições além das que já estão marcadas. Finalizados os ajustes, clique em “OK”.
Passo 5: assim, a sua planilha está protegida e todas as células que você marcou como “Desbloqueadas” poderão ser alteradas.
Passo 6: feito isso, todas as células que, por padrão, já estavam bloqueadas, não poderão ser editadas.
Dica: para poder editar novamente as células bloqueadas, basta apenas acessar a aba “Revisão” no menu superior e clicar em “Desproteger planilha”.
Pronto! Agora você pode bloquear algumas células do Excel.
Fonte: Microsoft