Publicidade

ChromeOS permitirá controle de mouse e teclado com o rosto

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Anete Lūsiņa/Unsplash
Anete Lūsiņa/Unsplash

Sistema operacional dos Chromebooks, o ChromeOS desenvolve um recurso de acessibilidade para navegar no computador a partir de movimentos faciais. Nesse caso, os gestos seriam usados para movimentar o cursor do mouse e o teclado.

A novidade foi antecipada pelo perfil @cr_c2cv no X (antigo Twitter), que analisa atualizações para os sistemas do Google. De acordo com a publicação, o modo levaria o nome de “Face Tracking”, localizado nas configurações do cursor do mouse e do touchpad, e deve fazer parte de um conjunto de melhorias com inteligência artificial para os Chromebooks.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por enquanto, ainda não é possível ter mais detalhes sobre como a opção vai funcionar no sistema, mas a expectativa é de que seja uma alternativa para pessoas com mobilidade reduzida. Até o momento, não há previsão de lançamento do recurso.

Google implementou outras funções de acessibilidade em 2023

A Gigante de Mountain View tornou a experiência mais acessível em muitos de seus produtos neste ano. O Google Maps, por exemplo, recebeu uma opção para indicar rotas sem escadas para facilitar o uso de cadeira de rodas, enquanto o Chrome aplicou a correção automática de erros de digitação na barra de pesquisa.

Além disso, o Android 14 introduziu novas ferramentas para facilitar a compatibilidade com aparelhos auditivos e melhorou a opção de zoom seletivo na tela.