Backup ou sincronização: quais são as diferenças?

Por Felipe Freitas | 20 de Agosto de 2020 às 22h00

Backup e Sincronização, são duas palavras que muitas vezes podem ser associadas devido a um detalhe: o tratamento de dados. Entretanto, suas diferenças também são expressas nesse mesmo detalhe, a maneira na qual os processos lidam com os dados. Confira nossa matéria para entender quais são as diferenças entre Backup e Sincronização.

O que é Backup

A palavra Backup, é um recurso recorrente em tecnologia da informação e seu significado é "cópia de segurança". Sendo assim, fazer um Backup de seus dados significa que você está realizando uma cópia exata de seus dados por questões de segurança. Durante nosso convívio com a tecnologia, pode ser comum se deparar com diversas utilizações do recurso, como backup's de aplicativos no celular, backup's de fotos, mensagens, etc,

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O uso de Backup, é essencialmente ligado a gerenciamento de dados e informações. Ou seja, com uma cópia de segurança de seus dados, você pode ter formas de recuperar conteúdos perdidos ou apagados.

O que é Sincronização

A palavra Sincronização, é um recurso que tem a finalidade de manter uma quantidade de dados e informações de maneira simultânea em dispositivos diferentes. Ou seja, a sincronização funciona como um espelho de seus arquivos, para que esses possam ser acessados de outros dispositivos.

Por exemplo, ao sincronizar uma foto na nuvem, você poderá visualizá-la em diferentes dispositivos enquanto a sincronização estiver ativa. É comum, que usuários utilizem a sincronização para visualizar dados em multiplataformas, como o Google Fotos ou iCloud, onde você poderá acessar arquivos pelo celular, computador, etc.

É importante ressaltar, que ao desativar a sincronização, você não estará perdendo dados, mas sim parando de compartilhá-los entre dispositivos.

Backup vs. Sincronização: quais as diferenças?

Existem diferenças pontuais entre o uso dos dois recursos, através do Backup você estará armazenando uma cópia segura de seus dados em um mesmo dispositivo ou na nuvem.

No entanto, ao utilizar a sincronização, você estará disponibilizando o acesso daquele dado ou grupos de dados em seus outros dispositivos.

A Sincronização, é uma ótima ferramenta para algumas tarefas específicas, você pode fazer o gerenciamento de seus arquivos em diferentes dispositivos. Também é possível acessar dados de aplicativos que estão sincronizados. O que é vantajoso, para quem depende muito da tecnologia durante o dia-a-dia.

Já o Backup, em sua essência é um recurso de armazenamento de dados. Diferentemente da sincronização, o Backup salva suas informações de maneira compacta. Então, caso algo aconteça com algum de seus dispositivos, aplicativos, ou sistemas. Você poderá ficar tranquilo, pois há como recuperá-los através de um Backup.

Pronto! Agora você sabe quais são as diferenças entre Backup e Sincronização.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.