Qual a diferença entre iCloud e iCloud Drive

Por Felipe Freitas | 18 de Julho de 2020 às 14h00

O iCloud, que é o sistema de armazenamento e sincronização desenvolvido pela Apple, é uma das ferramentas mais importantes para os usuários por ser responsável pelo backup e sincronização de dados entre dispositivos.

O que é muito interessante, pois usuários que possuem uma conta Apple ID, podem gerenciar suas fotos, notas, contatos, documentos, entre outros dados sincronizados, em um dispositivo completamente novo, para isso basta logar sua conta no iCloud. Mas você conhece o iCloud Drive? Qual é a diferença entre iCloud e iCloud Drive? Descubra essas e mais respostas nas próximas linhas!

O que é o iCloud

Tela inicial do iCloud - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

O iCloud como sugerido em seu nome, funciona como uma nuvem onde seus arquivos poderão ser acessados em todo e qualquer dispositivo que seja possível fazer login no iCloud. Dessa forma, você pode habilitar a sincronização em nuvem para guardar informações e dados de seus aplicativos.

No entanto, o relacionamento de sincronização funciona como um espelho, caso seus dados sincronizados sejam apagados eles despareceram em todos os dispositivos que sua conta iCloud tenha a sessão iniciada. Mas calma! É possível fazer backup de seus dados no iCloud, assim mesmo que sua sincronização esteja desligada, eles estarão seguros e não desaparecerão da nuvem caso sejam apagados.

Sendo assim, você pode fazer o backup e sincronização tanto em aparelhos celulares, quanto em computadores. A plataforma do iCloud está disponível para todos os sistemas operacionais da Apple, e também possuí suporte para Windows e navegadores. Inicialmente, ao criar uma conta iCloud você terá 5 GB de armazenamento gratuito, podendo ser expansível até 2TB.

O iCloud também é muito interessante pela interação que ele possibilita entre dispositivos para seu trabalho, sendo possível permitir que convidados estejam compartilhando o acesso fotos e álbuns, por exemplo. Com a função de "Compartilhamento Familiar", é possível realizar uma integração entre aparelhos que fazem parte de seu grupo familiar, concedendo assim o acesso aos conteúdos disponíveis em nuvem. Mas, veja agora como funciona o iCloud Drive!

O que é o iCloud Drive

Tela inicial do iCloud Drive - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

O iCloud Drive consome o mesmo espaço de armazenamento disponível no iCloud, mas você pode armazenar arquivos que você gostaria que não fossem excluídos, ao desativar a sincronização, como se fosse um arquivo onde você pode manter seus dados. Nesse sentido, o iCloud Drive é como se fosse uma gaveta organizadora dentro do armário que é o iCloud.

Com ele, você poderá fazer um gerenciamento de seus arquivos de maneira bem organizada. Os arquivos armazenados no iCloud Drive podem ser acessados em iCloud.com e também em computadores e dispositivos iOS ou iPadOS com sessão iniciada no iCloud.

Quais as principais diferenças entre o iCloud e iCloud Drive

O iCloud em si, é apenas uma plataforma, contudo ela funciona de maneira compartimentada, ou seja, ao fazer login com o iCloud em um dispositivo, você terá acesso aos seus ajustes configurados no sistema e dados de aplicativos (Mail, App Store, iMessage, Fotos, Notas, etc.). Todo esse conteúdo estará disponível em sua conta.

Quanto ao iCloud Drive, você pode utilizá-lo para gerenciar, visualizar, editar e atualizar seus arquivos em todos os dispositivos que estão com sua conta iCloud conectada. É importante ressaltar que é aqui, que serão mantidos seus dados guardados em backup.

Mas, e você? É usuário do iCloud ou iCloud Drive? Deixe seu comentário logo abaixo!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.