Saiba como sincronizar duas pastas no Windows
Por Lucas Castellani | 15 de Maio de 2013 às 06h05
Umas das soluções mais agradáveis para backup e sincronização é o software SyncToy. Com ele você pode mudar arquivos e pastas de um lugar e, automaticamente, deixá-los em sincronia em outro ambiente, facilitando aquelas árduas tarefas que temos que fazer manualmente algumas vezes. Agora, nós vamos mostrar como usar tal função.
Criando pastas de sincronização
Baixado e instalado o SyncToy, temos uma tela inicial bastante simples.
1. Para começar, clique em "Create New Folder Pair";
2. Selecione os diretórios das suas pastas, tanto no "Left Folder", como no "Right Folder" e clique em "Next";
3. Aqui temos 3 opções, vamos entender cada uma delas:
Synchronize: Quaisquer mudanças em pastas e arquivos serão copiados para os dois lados. Nessa opção, não importa o que você faça em qualquer uma das pastas, as duas ficarão iguais. Por exemplo, você tem dois computadores. Com essa opção, você mantém a cópia de fotos, documentos, músicas entre outros, em ambos.
Echo: Quaisquer mudanças em pastas e arquivos do grupo da esquerda serão copiadas na direita. Essa opção é útil para caso você faça uma viagem, por exemplo. Quando você voltar, avisará ao SyncToy que arquivos foram adicionados na pasta da esquerda (Left Folder), para que as mudanças ocorram na pasta da direita também. É bem similar ao "Synchronize", só que você trabalha da esquerda para direita.
Contribute: Igual ao "Echo", porém, nenhum arquivo da pasta da direita (Right Folder) será deletado. Por exemplo, você tem um disco removível, e o levou para viajar junto com você. Durante a viagem você teve que deletar alguns arquivos dele para adicionar outros. Quando você volta, somente quer que o SyncToy reorganize o que há de novo, renomeie, mude arquivos, entre outros. Porém, ele não irá deletar nada.
4. Digite um nome para o seu par de pastas;
5. Feito isso, clique em "Run" no canto direito inferior da tela para dar início à sua sincronização;
6. Terminado o processo, cliquem em "Close";
7. Pronto! Seu par de pastas já está criado e em sincronia. Caso você queira criar um novo par de pastas, clique em "Create New Folder Pair", ou caso queira dar início a outro grupo de pastas, selecione ele no lado esquerdo, e aperte em "Run".
Gostou da dica? Escreva nos comentários o que achou!