Publicidade

Atualize já! Chrome vai parar de funcionar em alguns Macs antigos

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

O Google Chrome vai parar de funcionar no macOS 11 Big Sur a partir da versão 139 do navegador, prevista para chegar a aprtir de 30 de julho. Quem possui um Mac mais antigo precisa atualizar o sistema operacional, trocar de computador ou recorrer a outro browser.

O Chrome vai mostrar um aviso nos computadores obsoletos para reforçar que o navegador ainda pode ser usado, mas não será mais atualizado. Não é recomendável usar o app nesse contexto porque ele pode ficar mais vulnerável a bugs ou ataques cibernéticos.

Quem vai ser afetado?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A mudança afeta apenas os computadores com o macOS 11 Big Sur instalado — o Chrome já não é mais compatível com versões mais antigas do sistema da Apple. A versão foi lançada em 2020 e na época se destacou por ser o primeiro SO compatível com os chips M1, da Apple.

Os Macs com processador M1 (ou posterior) podem atualizar para gerações mais recentes do sistema e rodar o Chrome sem problemas. 

O maior baque será sentido nos computadores com chips da Intel, lançados na década passada — a própria Apple vai encerrar o suporte do macOS para esses aparelhos a partir do ano que vem

O que fazer nesses casos?

Caso o computador seja compatível, basta atualizar para uma versão mais recente do macOS e depois baixar o Chrome 139 para usá-lo normalmente.

No entanto, quem não consegue baixar uma versão posterior ao Big Sur tem que considerar a troca por um aparelho mais novo ou procurar um navegador compatível. Vale destacar que muitas empresas encerram o suporte a versões mais antigas de sistemas operacionais, então a lista de opções pode ser mais curta.

Chrome não vai rodar em versões antigas do Android

Continua após a publicidade

O fim de suporte não afeta apenas os Macs: o Chrome 139 também não será compatível com o Android 8 (Oreo) e o Android 9 (Pie). Os sistemas foram lançadosem 2017 e 2018, respectivamente, então a medida afeta celulares bem antigos.

Leia também:

VÍDEO: Airtags em tênis doados revelam destino real de doação à Cruz Vermelha, mas como o rastreador age?

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*