Publicidade

Como se chamam e quais os tipos de entradas de carregador do iPhone

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 26 de Outubro de 2021 às 20h00

Link copiado!

Foto: Pongracz Noemi (Unsplash)
Foto: Pongracz Noemi (Unsplash)

Desde a primeira geração do iPhone, lançada por Steve Jobs em 2007, o aparelho mudou drasticamente, tanto em sua aparência, quanto na sua estrutura interna. E um detalhe que sempre polemiza quando a Apple decide realizar uma mudança, definitivamente, é a entrada do carregador do dispositivo iOS.

iPhone 1 — iPhone 4s: conector de trinta pinos

As cinco primeiras gerações do iPhone — ou seja, considerando o modelo 4s de 2011 como a quinta geração, posterior ao modelo 4 de 2010 — utilizavam uma porta de entrada relativamente grande para os padrões de hoje — principalmente considerando que os aparelhos eram muito menores àquela época —, chamado conector de trinta pinos, desenvolvido pela própria Apple.

Continua após a publicidade

Os cabos com a entrada de trinta pinos utilizavam uma porta de saída USB-A — também chamada apenas de USB — do outro lado da conexão, podendo ser conectados aos carregadores originais da Apple ou mesmo de outras marcas, e também às portas USB de computadores e notebooks.

Continua após a publicidade

iPhone 5 — iPhone 13: conector Lightning

Em 2012, a geração do iPhone 5 recebeu uma nova porta de entrada, também desenvolvida pela própria Apple: o conector Lightning. Consideravelmente mais compacto do que a geração anterior, a entrada Lightning utiliza apenas oito pinos para realizar a conexão de carregamento.

Do outro lado da conexão, foi mantida a porta de saída USB-A, também permitindo que o iPhone fosse conectado à quaisquer dispositivos de carregamento que possuam uma porta USB normal.

Continua após a publicidade

iPhone 12 — iPhone 13: saída USB-C no cabo do carregador

Nos dias de hoje, por conta de uma notável melhora na velocidade de carregamento, a geração do iPhone 12 e modelos seguintes conta com um novo cabo em sua embalagem: um conector Lightning para a porta de entrada do aparelho, porém, com uma porta de saída USB-C.

Continua após a publicidade

Considerando que a Apple realizou a transição das portas do MacBook para o padrão USB-C nos modelos de 2015 e gerações posteriores — o que, à época da transição, tratou-se de outra grande polêmica —, isto até que faz sentido, pois o cabo anterior, conforme mencionado no tópico anterior, possuía uma porta de saída USB-A, o que não conversava mais com os notebooks da Apple.

Ou seja, entre a transição das portas de entrada do MacBook para o formato USB-C em 2015 e o novo cabo com a entrada Lightning e saída USB-C lançado em 2020 foram cinco longos anos em que os usuários precisaram utilizar adaptadores — muitas vezes não-licenciados, pois os da Apple custavam o olho da cara — para conseguir conectar de fato dois dos principais dispositivos da empresa da maçã.

Próximas gerações: entrada USB-C no aparelho?

Muito se especula que a Apple deve precisar se render em breve a um novo projeto de regulamentação do mercado tecnológico da União Europeia, que obriga que todos os dispositivos comercializados nos países do bloco utilizem uma porta de entrada USB-C.

Continua após a publicidade

O motivo disto é a preocupação com o lixo eletrônico — ou e-waste — que, anos após anos, acumula-se cada vez mais não apenas por conta de novos aparelhos com portas de entrada inovadoras, mas também pelos adaptadores que precisam ser desenvolvidos para que dispositivos antigos possam conectar-se aos novos.

Desta maneira, o iPhone 15 — teoricamente, o lançamento de 2023 — pode se tornar o primeiro modelo de smartphone da Apple com uma porta de entrada USB-C — ou mesmo o modelo 14 em 2022, caso a regulamentação seja aprovada em breve.

De certa forma, a Apple poderia se usufruir bem desta mudança, uma vez que, conforme mencionado, os MacBooks já possuem esta entrada há uns bons seis anos e, desde 2020, os cabos de carregamento também já possuem uma porta de saída neste formato.

Fonte: UOL: Por que o iPhone 14 pode ser último celular da Apple com entrada lightning