Publicidade

6 programas do Windows XP que fizeram sucesso (e deixaram saudades)

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Captura de tela/Viviane França/Canaltech
Captura de tela/Viviane França/Canaltech

O Windows XP é um dos maiores sucessos da Microsoft no Brasil: o papel de parede com as colinas verdes e céu azul marcou os computadores espalhados por residências, lan houses e outros estabelecimentos pelo país na segunda metade da década de 2000.

Além de visual e sons icônicos, o sistema também contou com aplicativos muito populares e que moldaram a experiência de usar um PC na época. O Canaltech relembra alguns:

Apps do Windows XP que deixaram saudade

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Veja a lista:

  1. Pinball
  2. MSN Messenger
  3. Windows Media Player
  4. Winamp
  5. Windows Movie Maker
  6. Nero

1. Pinball

O Pinball não estreou no Windows XP, mas é um dos softwares mais marcantes entre aqueles que já vinham instalados no PC. A mesa temática do cadete espacial garantia diversão nos momentos sem conexão com a internet e uma disputa entre quem pontuava mais — desde que não usassem códigos.

2. MSN Messenger

Depois de ligar o PC e ouvir o tradicional som de inicialização, era comum abrir o MSN e ver quem estava online. O mensageiro foi muito popular na era “XP” com a opção de personalizar fotos, nomes, fontes, emoticons e até mostrar o que você estava ouvindo.

Continua após a publicidade

3. Windows Media Player

Aquela música do Linkin Park ou do Black Eyed Peas que aparecia no MSN provavelmente estava sendo reproduzida pelo Windows Media Player. O aplicativo servia como uma solução nativa para ouvir músicas e reproduzir vídeos na época em que o caminho envolvia baixar os arquivos ou tocá-los diretamente de um CD.

4. Winamp

O Windows Media Player era uma solução casual, enquanto o Winamp era uma alternativa para quem queria explorar a maior parte das alternativas possíveis para ouvir música. Além de controles avançados da reprodução, o aplicativo chamava a atenção pela quantidade de skins e interfaces personalizadas.

Continua após a publicidade

5. Windows Movie Maker

O Windows Movie Maker era o aplicativo de edição de vídeos do sistema. Com interface simples e recursos gratuitos, a ferramenta serviu para vários tutoriais de YouTube, trabalhos escolares e outras produções.

6. Nero

Continua após a publicidade

Quando o armazenamento em nuvem era praticamente inacessível e os pen drives não eram tão difundidos, a solução era gravar fotos, músicas e outros arquivos em CDs. Para isso, era necessário usar um app específico na transferência e o Nero foi uma opção muito popular.

Menção honrosa: Firefox

O Firefox continua ativo até hoje, mas merece ser reconhecido pela importância na época. No Windows XP, a Microsoft mantinha a estratégia de usar o Internet Explorer como navegador padrão, mesmo sendo um aplicativo muito defasado e cheio de problemas de desempenho.

A solução da Mozilla trouxe uma nova perspectiva para navegar na web, a começar pela organização por abas. O Firefox era o principal concorrente ao IE, que basicamente só conseguia manter a popularidade porque vinha instalado no sistema, e ajudou a moldar a era pré-Google Chrome.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: Matar o Windows Phone foi um ERRO da Microsoft (e o que Apple e Snapdragon tem a ver com isso)