Publicidade

Qual é o relógio dos participantes do BBB?

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Abril de 2022 às 17h40

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

Uma das novidades do Big Brother Brasil 2022 que chamou atenção nas redes sociais foi o uso de relógios pelos participantes. Como parte do processo de isolamento, os BBBs não têm acesso ao celular ou outro equipamento eletrônico, para não saberem o que se passa no mundo exterior. Assim sendo, o que motivou a mudança neste ano? Qual relógio os participantes estão utilizando e qual o propósito dele?

Por que os participantes do BBB estão usando relógio?

Segundo explicação divulgada nas redes sociais pelo diretor de variedades da Globo e responsável pelo BBB, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, o uso do relógio pelos participantes nasceu do sucesso da adoção do celular nas edições anteriores.

Continua após a publicidade

Justamente como o smartphone, o smartwatch é bloqueado, não tem conexão com a Internet e fica apagado o tempo inteiro. A ideia é "brincar de olhar eles [os BBBs] ainda mais", utilizando os sensores e recursos do dispositivo para monitorar o tempo de sono, os batimentos cardíacos e outras medições biométricas possibilitados pelo aparelho. Não foi esclarecido, porém, como e com que frequência a coleta dessas informações é feita, nem se serão disponibilizadas ao público um dia.

Vale lembrar que, além do relógio, os participantes têm acesso a um smartphone, igualmente limitado via software para não ter acesso à Internet ou informações do mundo externo, pelo qual os próprios BBBs podem registrar momentos que considerarem importantes na casa para compartilhar com o público.

Continua após a publicidade

Qual relógio os participantes do BBB usam?

Conforme já confirmado pela Samsung, uma das grandes patrocinadoras do programa, o modelo de relógio utilizado pelos BBBs é o Samsung Galaxy Watch 4, mais recente e avançado smartwatch da empresa. O aparelho é equipado com o chamado sensor BioActive, que funciona sem acesso à Internet ou a um smartphone — justificando seu uso no BBB — e une múltiplas funções para monitoramento da saúde dos usuários.

Além de realizar um Eletrocardiograma (ECG), avaliando o ritmo e o número de batimentos cardíacos, a tecnologia apresenta Fotopletismografia (PPG), que usa luz para analisar alterações no volume do sangue e detectar assim a oxigenação e a pressão sanguínea, e Análise de Impedância Bioelétrica (BIA), que emite pulsos elétricos suaves para avaliar a composição corporal, registrando quantidade de gordura, músculos, ossos e mais.

Continua após a publicidade

Como um smartwatch, o Samsung Galaxy Watch 4 também oferece uma série de outros recursos inteligentes — o modelo é o primeiro fruto da parceria com o Google para o desenvolvimento do WearOS 3, nova versão do sistema operacional da gigante das buscas para vestíveis, e une dezenas de aplicativos de destaque do Android, como Spotify, Google Maps e Google Pay, com funções de resposta rápida a notificações, conexão ininterrupta com celulares e fones da marca, entre outras.