Como usar 4G e 5G no smartwatch: testamos em relógios da Samsung e da Apple
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller |

Uma das maiores praticidades oferecidas pelos smartwatches mais completo é a possibilidade de usar uma rede móvel direto no vestível, para torná-lo ainda mais independentes do celular.
- Review Apple Watch 10 | O melhor smartwatch para quem tem um iPhone
- Galaxy Watch 8 Classic: testamos o smartwatch mais bonito e completo do ano
Assim, dá para fazer ligações, enviar mensagens, ouvir músicas online e aproveitar todos os benefícios do relógio sem o telefone por perto. É o recurso perfeito para quem quer ir para a academia ou fazer caminhadas ao ar livre sem levar o celular.
No Brasil, poucos modelos oferecem essa facilidade, e o Apple Watch e Galaxy Watch são os que possibilitam essa conectividade direto no pulso. Com e-SIM da Vivo, Tim e Claro, dá até para usar o mesmo número no celular e relógio, para não precisar de um plano dedicado para o wearable.
Como usar o mesmo número no celular e no relógio
As três principais operadoras do país permitem usar a mesma rede móvel no celular e no relógio, simultaneamente, sem precisar desligar um ou outro. Mas como cada uma oferece esse recurso é diferente.
Para ativar uma rede móvel no relógio, basta seguir o caminho para cada dispositivo:
- Caminho no Galaxy Watch: App Wear > Configurações do relógio > Planos móveis;
- Caminho no Apple Watch: App Watch > Celular.
Vivo
Com a Vivo, o usuário pode ativar o Vivo Sync para configurar o mesmo plano, com o mesmo número, nos dois dispositivos. A operadora destaca que é possível ativar o recurso em até três relógios diferentes, além do celular.
No entanto, a funcionalidade é restrita para clientes de planos pós-pagos da Vivo, e não engloba usuários de planos pré ou controle.
A configuração é simplificada: basta acessar o aplicativo do relógio — seja o Watch da Apple ou Wear da Samsung — para ativar o Vivo Sync nas configurações de rede.
Configuração de números diferentes
Já para usar um número diferente no relógio, a Vivo oferece o e-SIM para todos os planos, seja pré, controle ou pós. Para ativação no relógio, basta ir a uma loja Vivo para configurar o chip virtual no vestível.
Claro
A Claro também oferece um serviço parecido, com o Claro Sync. Ele também permite configurar o mesmo número no relógio e no celular, com suporte apenas aos planos pós-pago.
De acordo com a Claro, usuários de Apple Watch podem configurar o Sync diretamente no aplicativo Watch, no iPhone. Já para Samsung, é preciso ir até uma loja da Claro para ativação.
Configuração de números diferentes
Já para quem não faz questão de usar o mesmo número no relógio e celular, a Claro oferece planos eSIM nas modalidades pré, Flex, controle e pós. Assim. Todos os seus clientes podem aproveitar um chip digital no Apple Watch ou Galaxy Watch.
A ativação do eSIM pode ser feito no aplicativo Minha Claro. Se tiver um chip físico, a operadora permite convertê-lo em virtual de forma rápida, sem precisar ir até uma loja.
TIM
Já a TIM é a operadora mais “generosa” com seus clientes, porque oferece a possibilidade de usar o serviço TIM Sync, que permite definir o mesmo número no relógio e no celular, tanto para clientes Black quanto controle. Assim, os planos com a funcionalidade são mais abrangentes, e deixam de fora apenas os usuários pré.
A operadora destaca que a configuração também é simplificada, e a ativação do plano no smartwatch é disparada assim que o relógio é pareado com o celular.
Leia mais no Canaltech: