Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como fazer o Apple Watch ficar mais tempo ligado

Por| Editado por Bruno Salutes | 02 de Junho de 2021 às 10h40

Link copiado!

Imagem: Luke Chesser/Unsplash
Imagem: Luke Chesser/Unsplash

A autonomia de bateria do Apple Watch pode dividir opiniões em relação aos seus concorrentes. Com tantos recursos que o relógio disponibiliza, e que o torna acima da concorrência, o peso disso é necessidade de estar sempre com o seu carregador por perto para mantê-lo ativado com todas as funcionalidades.

Embora haja soluções que estendam a vida útil do aparelho com o mínimo de recurso, como ativar o modo Reserva de Energia, o ideal é que, pelo menos, você tenha dois dias de boa duração da bateria para aproveitar todas as suas funções. Algumas tarefas podem, naturalmente, diminuir este prazo, como usar o monitoramento cardíaco para atividades, ou, simplesmente, acionar a tela com bastante frequência.

No entanto, se você notou que a bateria do seu Apple Watch está durando menos que antes e precisa carregá-lo com mais frequência, é possível que a sua autonomia esteja sendo sacrificada por ajustes ou funções que podem ser evitados ou desativados. Por isso, listamos abaixo dicas importantes para você seguir e manter o smartwatch mais tempo ligado.

Continua após a publicidade

1. Mantenha o Bluetooth do iPhone ligado

Por muito tempo, o Bluetooth foi uma função vista como vilão da autonomia de bateria de smartphones, mas isso já mudou. No iPhone, além de ser bastante otimizado, ele é o principal meio de pareamento com o Apple Watch, economizando bastante a bateria do relógio inteligente. Isso porque a comunicação por WI-FI consome mais energia, portanto, diminuindo a vida útil do componente de carga.

O iPhone ainda com o modo "intermediário" do Bluetooth, que fica com ícone cinza ao ser tocado na Central de Controle. Esse recurso mantém a comunicação com aparelhos e serviços da Apple, como Handoff, e pode ser utilizado para manter a comunicação com o Apple Watch e diminuir o consumo de bateria do smartphone.

Continua após a publicidade

2. Ative o modo Economia de Energia

Para aprimorar ainda mais a leitura dos batimentos cardíacos e a quantidade de calórias queimadas, o Apple Watch aciona automaticamente o sensor responsável pelo recurso durante exercícios de caminhada e corrida. Acionando o modo Economia de Energia, esses recursos são mantidos, mas com menor precisão.

Para isso, basta abrir o aplicativo Watch, no iPhone, ir em "Exercício" e tocar no seletor para o "Modo Economia de Energia". No Apple Watch, pressione o botão da Coroa Digital, toque no ícone "Ajustes" > "Exercício" > "Economia de Energia".

Continua após a publicidade

3. Desative as notificações de aplicativos

Um dos recursos mais importantes do Apple Watch é receber e responde notificações diretamente pelo pulso, sem precisar recorrer o tempo todo ao iPhone. Porém, acionar o sensor tátil e, depois, a tela do aparelho pode prejudicar bastante a sua autonomia. Por isso, é uma boa prática manter apenas notificações de aplicativos que são essenciais e merecem mais atenção em sua rotina.

Para gerenciar o recurso de notificação, basta abrir o app Watch, no iPhone, e tocar em "Notificações". Nesta tela, aparecerá a lista de aplicativos instalados no Apple Watch, que possibilita personalizar ou desativar notificações, e, abaixo, a lista de apps que apenas espelham alertas do iPhone. Portanto, verifique cada um e desative aqueles que você julga não serem importantes.

Continua após a publicidade

4. Desative o modo "Sempre Ativo"

Por padrão, o Apple Watch Series 5 e 6 possuem o recurso "Sempre Ativo" habilitado para mostrar as horas e outras informações das complicações mesmo com o pulso abaixado. Porém, ainda que a tela escureça e atualize os dados com menor frequência para economizar a bateria, há um consumo desnecessário de energia que pode ser evitado.

Para isso, basta pressionar a Digital Crown no smartwatch, tocar no ícone "Ajustes" > "Tela e Brilho" > "Sempre Ativo" e selecione o seletor para desativá-lo. Aproveite, também, para deixar o brilho da tela no mínimo.

Continua após a publicidade

5. Dê preferência a mostradores com fundo preto

O mostrador é um ótimo lugar para você exibir sua personalidade e sentir uma sensação agradável ao ver as horas. A Apple disponibiliza diversas opções, como o pomposo mostrador Califórnia e as animações divertidas do Toy Story. Todavia, vale lembrar que a tela do Apple Watch é OLED, ou seja, que desliga os leds em cor preta para dar mais sensação de profundidade com tons escuros e, por consequência, economizar energia. Por isso, dê preferência para mostradores com plano de fundo preto e tons escuros.

Para modificar um mostrador, basta acionar a tela do Apple Watch e manter o dedo pressionado. Depois, basta rolar da direita para a esquerda e achar a opção "Novo". Toque para escolher um novo mostrador. No iPhone, abra o app Watch, depois, toque na aba "Galeria", escolha um mostrador e toque em "Adicionar". Por fim, volte para a aba "Meu Relógio", toque no mostrador escolhido e selecione a opção "Definir como Mostrador Atual".

Continua após a publicidade

6. Coloque o Apple Watch no modo silencioso

Evitar que seu Apple Watch emita sons de notificação pode fazer a diferença para a sua autonomia, principalmente se você costuma receber muitas notificações e ligações. Para ativar o modo silencioso, basta abrir a Central de Controle do relógio, arrastando o dedo de baixo para cima, e tocando no ícone de "sino".

O modo silencioso passará a utilizar o modo tátil para te avisar sobre novidades, ligações e alarmes que você programou, incluindo as configurações de monitoramento do sono no app Saúde.

Continua após a publicidade

7. Desative o "Despertar ao Levantar o Braço"

Ativar a tela ao levantar o pulso demanda, obviamente, gasto de energia do Apple Watch. Se você costuma realizar atividades que envolvam mexer muito as mãos ou o braço, deve ter notado que a tela despertar com frequência, e de forma desnecessária. Para evitar o consumo de energia, desative essa opção pelo iPhone. Para isso, abra o app "Watch" > "Geral" > "Despertar Tela" > "Despertar ao Levantar o Braço".

Com o recurso desativado, apenas será possível acionar a tela com um toque nela, nos botões laterais, ou levantar a Digital Crown. Utilize esta última opção para suavizar a ativação da tela e economizar mais energia.

Continua após a publicidade

8. Evite instalar aplicativos

Existem milhares de aplicativos disponíveis na App Store compatíveis com o Apple Watch e que ajudam nas mais diversas tarefas, seja para apps que elaboram exercícios mais aprimorados, ou que lembram de tomar água, mensageiros instantâneos, bancos, entre outros.

O fato é que, quanto mais aplicativos estiverem instalados no smartwatch, maior será a necessidade de comunicação com o iPhone, assim como maior serão as notificações enviadas diariamente.

No iPhone, abra o app "Watch", role a tela para baixo até a seção "Instalado no Apple Watch". Toque em cada um que deseja desinstalar e mantenha aqueles que são realmente úteis.

Continua após a publicidade

9. Desative as atualizações em segundo plano

Executar tarefas em segundo plano permite que os aplicativos mantenham um bom funcionamento e atualizem as informações sempre que necessário, como os eventos no app Calendário ou a biblioteca do app Música. Como existem diversos aplicativos que precisam realizar a mesma tarefa, inevitavelmente isso gastará mais energia do relógio.

Para desativar o recurso, basta pressionar a Digital Crown do Apple Watch, ir ao app "Ajustes" > "Geral" > "Atualizações em 2º Plano" e tocar na chave seletora. Note o aviso abaixo do seletor, ele explica que a vida útil da bateria pode ser mantida e as complicações do mostrador continuarão sendo atualizados.

Continua após a publicidade

10. Mantenha o sistema atualizado

As novas atualizações do Apple Watch corrigem falhas e buscam aprimorar o desempenho do aparelho como um todo, inclusive a autonomia da bateria. Portanto, mantenha-se sempre atento às novidades que a Apple envia aos seus consumidores.

Verifique manualmente se há uma nova versão do watchOS no iPhone. Para isso, abra o app "Watch" > "Geral" > "Atualização de Software". Faça o download da atualização caso seja solicitado. Se você deseja receber aviso automaticamente, ainda nesta tela, basta tocar em "Atualizações Automáticas" e manter a chave seletora ativa.