Como monitorar seu sono pelo iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 25 de Maio de 2021 às 19h50
Imagem: leungchopan/Envato Elements

Ter um sono regular é importante para manter a saúde física e mental do corpo. Se você tem dificuldades para controlar o horário de dormir e perde a noção do tempo facilmente no smartphone, o aplicativo Saúde pode ser a solução. O app para iPhone conta com o recurso de monitoramento de sono, que possui ferramentas essenciais para ajudar a dormir melhor.

Com ele, você pode configurar facilmente o horário em que o dispositivo deve te lembrar de dormir, a quantidade de horas necessárias para uma boa noite de sono e um alarme pré-definido para acordar no outro dia. Além disso, o aparelho fica automaticamente no modo "Não Perturbe", suspendendo ligações e notificações, e simplifica a tela de bloqueio.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Tudo pode ser feito apenas pelo smartphone Apple e você não precisa se preocupar em dormir com o Apple Watch, ou outro dispositivo externo, para acompanhar a qualidade do seu sono. Confira, abaixo, todos os passos para você configurar facilmente o monitoramento de sono no iPhone.

Monitorando o sono pelo iPhone

Passo 1: abra o app Saúde, encontre a opção "Configurar Sono" e toque em "Começar". Caso não encontre a opção na seção "Resumo", acesse a aba "Explorar", toque em "Sono" e, em seguida, "Começar".

Toque em "Começar" para configurar o horário de sono no iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: toque no botão "Seguinte".

Verifique o que o "Modo Sono" pode fazer por você e toque em "Seguinte" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: define uma meta de Sono e toque em "Seguinte".

Escolha sua meta de intervalo para dormir e continue em "Seguinte" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech) 

Passo 4: na tela de "Primeiros Horários", estabeleça os dias que o recurso ficará ativo e os horários de dormir/acodar.

Personalize os dias da semana e horários de dormir/acordar de acordo com sua rotina - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 5: ainda nas configurações de horário, role a tela para baixo e determine se você deseja incluir um despertador e as opções de som e tato, volume e adiamento do alerta. Por fim, no topo da tela, toque em "Adicionar".

Escolha as opções para o despertador e, no topo da tela, toque em "Adicionar" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 6: toque em "Adicionar Outros Horários", caso deseje incluir mais horas de sono, ou em "Seguinte" para continuar.

Determine outros horários ou toque em "Seguinte" para continuar - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 7: ative o "Modo Sono" para simplificar a tela Bloqueada na hora que você configurou para dormir.

O "Modo Sono" ajuda a interromper as distrações durante o sono - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 8: toque em "Ativar Modo Relaxar" para diminuir as distrações no iPhone antes da hora de dormir. Antes, você pode determinar o tempo de antecipação ao horário de sono.

O "Modo Relaxar" te ajuda simplificando a tela do iPhone para colaborar com o sono - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 9: toque em "Configurar Atalhos" para "Modo Relaxar".

Toque em "Configurar Atalhos" para usar apenas apps que te ajudarão a dormir - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 10: opte por adicionar mais atalhos se desejar, ou toque em "Seguinte" para manter os atalhos pré-definidos.

Escolha aplicativos da lista sugerida pelo Saúde e toque em "Seguinte" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 11: selecione o botão "OK" para confirmar as configurações de sono.

Revise os dados programados e toque em "OK" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Ativando o "Modo Sono" no Apple Watch

Se você possui um Apple Watch, não precisará refazer todas as configurações no dispositivo. O app Saúde sincronizará suas preferências para que o relógio inteligente seja mais um aliado do monitoramento do sono e, ainda, funcionar como despertador com toque tátil. Além disso, a tela do dispositivo fica escurecida e bloqueada enquanto você dorme, evitando maiores incômodos.

Ativar o "Modo Sono" no Apple Watch é bem simples, basta acessar o Saúde no iPhone e tocar em "Monitorar Sono com o Apple Watch" > "Ativar".

Sincronize sua programação de sono e obtenha recursos da ferramenta no Apple Watch - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.