Como ativar e usar a função Controle de Ruído no Apple Watch

Como ativar e usar a função Controle de Ruído no Apple Watch

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 29 de Abril de 2021 às 13h30
Foto: Anne Nygård (Unsplash)

Disponível no Apple Watch Series 4 e gerações posteriores - incluindo o modelo SE -, o smartwatch da Apple possui um aplicativo nativo do watchOS para medir os níveis de som do ambiente ao redor do seu usuário. Não só isso, mas também mensurar a duração do tempo em que o usuário está se expondo àquele nível de som.

Com base em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o limite diário de níveis de decibéis para que a audição não seja prejudicada, o Apple Watch pode enviar notificações de forma automática ao detectar sons demasiadamente altos.

Veja como ativar e usar o app Ruído no seu Apple Watch:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como ativar o app Ruído:

Passo 1: no aplicativo "Watch" do seu iPhone, desça as opções até encontrar "Ruído".

Vá em Watch > Ruído. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: ative a opção de "Medição de Som Ambiental".

Ative Medições de Som Ambiental. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: agora entre na opção de "Limite de Ruído".

Entre em Limite de Ruído. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: selecione a opção que preferir para que o Apple Watch te notifique da exposição a um som demasiadamente alto - lembrando que o limite diário pontuado em cada opção é baseado em recomendações da OMS.

Configure o seu limite para o app Ruído. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Como usar o app Ruído:

Passo 1: adicione a complicação do app Ruído a alguma área do mostrador do seu Apple Watch. Para encontrar o app, vá até à letra "R" da sua lista de complicações e procure por "Ruído".

Ative a complicação do app Ruído. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: com a complicação adicionada a alguma área do seu mostrador, você vai notar que o nível de som do ambiente ao seu redor é mensurado automaticamente pelo Apple Watch. Caso o nível de som esteja em um bom volume - que não oferece riscos à sua audição -, o ícone vai estar com um sinal de OK, na cor verde.

O ícone da complicação do app Ruído indica um nível OK de som. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

No entanto, caso esteja considerado alto - acima de 80 dB - e esteja na zona de risco que pode causar eventuais danos à sua audição, o ícone vai estar com um sinal de atenção, na cor amarela.

O ícone da complicação do app Ruído indica um nível alto de som. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: clique na complicação. clique no ícone. Na tela do app Ruído que vai se abrir, você vai ver a barra de medição de níveis de decibéis aumentando e diminuindo conforme o nível de som do ambiente ao seu redor. Sinalizado na cor verde e com um ícone de OK, o volume não está prejudicando sua audição.

O nível de som mensurado está OK. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Ao ultrapassar 80 dB, no entanto, a barra entra em estado de alerta, na cor amarela e com um ícone de atenção. Este nível de som pode eventualmente danificar sua audição.

O nível de som mensurado está alto. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: caso seja detectado algum barulho alto o suficiente para ultrapassar o seu limite definido no aplicativo Watch do iPhone, você vai receber uma notificação no seu relógio, o alertando de que este nível de som pode eventualmente prejudicar a sua audição.

Notificação do app Ruído no relógio. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: clique na notificação para ver mais detalhes que explicam como este nível de som pode ser perigoso para seus ouvidos.

Explicação do motivo da notificação do app Ruído. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: ao utilizar o Bloqueio de Água ou em momentos que o toque tátil for ativado, você vai notar um ícone como se o app estivesse desligado na complicação do mostrador. Isso sinaliza que o nível de som não pode ser mensurado no momento.

O ícone da complicação do app Ruído indica medição suspensa. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: ao clicar no ícone, você vai ver mais detalhes explicando o porquê do app Ruído não poder ser usado no momento para verificar o nível de som do ambiente ao seu redor.

Explicação do motivo da medição suspensa do app Ruído. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.