Como ativar o bloqueio de água no seu Apple Watch

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 30 de Março de 2021 às 12h40
Foto: Alvaro Reyes (Unsplash)

Com exceção do Apple Watch Original de 2015 - também conhecido como Series 0 - e do seu modelo posterior, o Series 1, todas as gerações seguintes ganharam recursos de resistência à água, permitindo que fossem mergulhados na piscina, no mar ou usados durante o banho - enquanto os dois primeiros modelos possuem apenas resistência à respingos d'água, ou seja, só podem ter contato com a chuva, com respingos ao lavar as mãos, ou com suor, no caso de exercícios físicos.

Mesmo com a resistência do modelo Series 2 e gerações posteriores, existe uma recomendação de se ativar o Bloqueio de Água - um recurso que bloqueia a tela do Apple Watch para evitar toques acidentais em situações em que ele vai inevitavelmente se molhar. Ao se iniciar um treino de natação ou surfe pelo relógio, esta funcionalidade é automaticamente ativada.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para que o bloqueio de água seja efetivo, é preciso sempre ativá-lo antes de qualquer contato com a água. Sendo assim, para iniciar o nosso tutorial abaixo, esteja com o relógio fora do alcance da água e veja como ativá-lo no seu Apple Watch.

Importante: este recurso, como mencionado, bloqueia a tela de uso, de modo que não é possível interagir com ela ou com os botões laterais do dispositivo - portanto, se for querer usá-lo para responder notificações ou mexer em seus apps enquanto está na água, não ative o Bloqueio de Água.

Passo 1: no seu relógio, arraste a tela para cima, para abrir a Central de Controle do Apple Watch. Desça a tela até que encontre o ícone de uma gota d'água e clique nele para ativar o bloqueio de água.

Vá na Central de Controle > Bloqueio de Água. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: ao ativá-lo, você vai notar o ícone da água d'água de cor azul-claro no topo central da tela do relógio. A partir de agora, não será possível mais interagir com nada na tela do dispositivo. Isso acontece para que evitar toques acidentais durante o seu nado ou treino na água.

A tela do relógio não poderá ser usada com o Bloqueio de Água ativado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: quando estiver com o Apple Watch fora da água, gire a Coroa Digital algumas vezes - o botão redondo lateral do relógio -, até completar um círculo que vai aparecer na tela.

Fora da água, gire a Coroa Digital para desbloqueá-lo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: assim que for desbloqueado, a tela vai voltar a funcionar e você vai ouvir um som saindo da abertura lateral do relógio, onde se situa o alto-falante - isso significa que o Apple Watch está utilizando ondas de som para ejetar a água que pode eventualmente ter entrado pela lateral do dispositivo. Caso ele tenha sido muito molhado, pode ser que o som saia distorcido enquanto a água é ejetada.

Ao desbloqueá-lo, a tela vai voltar a funcionar e um som vai ser reproduzido para ejetar a água de dentro do dispositivo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: dependendo da quantidade de água que o relógio foi exposto - por exemplo, se você entrou em uma piscina para nadar -, é possível que saiam algumas gotas d'água de dentro do dispositivo pela abertura lateral, ejetadas pelas ondas de som reproduzidas pelo alto-falante.

É possível que algumas gotas d'água saiam pela abertura do alto-falante do relógio. Foto: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.