Como usar o WhatsApp no Apple Watch

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 08 de Abril de 2021 às 11h00
Foto: Lucas Wetten (Canaltech)

O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais conhecidos e usados diariamente no país - em 2020, o app contabilizava em torno de 2 bilhões de usuários, com uma estimativa de 120 milhões de brasileiros. Grupos de família, contas comerciais de empresas, a utilização do app no home office, com grupos de clientes, equipes e projetos - o aplicativo tem muita popularidade e diversas formas de uso.

Quem possui um Apple Watch e mantém as notificações ativadas, já deve ter notado que as mensagens - diretas ou de grupos não silenciados - chegam frequentemente ao dispositivo. Mas você sabe como usar o relógio da Apple para interagir com essas notificações do WhatsApp?

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Apple Watch traz interações muito úteis para colaborar quando você precisar responder alguma mensagem de forma rápida, talvez até urgente, mas não estiver com o celular em mãos no momento. É possível responder com mensagens prontas, transcritas ou com o envio de emojis.

Entenda como usar o WhatsApp no Apple Watch:

Passo 1: ao receber uma notificação do WhatsApp, clique nela. Ao descer a tela, você vai ter duas opções: responder ou descartar a mensagem. Clique em "Responder".

Clique para responder uma mensagem. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: são três as formas de interagir com uma mensagem a partir do seu Apple Watch. Você pode usar as respostas prontas, ativar a dicção automática do microfone do relógio para transcrever uma resposta ou enviar um emoji.

Há três formas de responder uma mensagem. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: desça a tela para ver as respostas prontas e já disponibilizadas - basta clicar em uma mensagem e pronto, ela vai ser enviada como resposta no WhatsApp.

Existem mensagens prontas para serem usadas como resposta. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: caso opte pela dicção automática para transcrever uma resposta, clique no ícone de microfone.

Clique no ícone de microfone. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: o microfone vai ser ativado para a dicção automática transcrever a sua resposta. Fale de uma maneira clara e veja a sua frase transcrita na tela. Clique em "Enviar" ao terminar a mensagem.

Fale com clareza para transcrever uma resposta. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: caso opte pelo envio de emojis como resposta, clique no ícone de emoji.

Clique no ícone de emoji. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: os seus emojis recentes mais usados no WhatsApp do seu iPhone vão estar disponibilizados já no topo da tela.

Os seus emojis recentes mais usados vão estar no topo da tela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 8: desça a tela para encontrar todas as categorias de emojis, caso prefira algum específico para responder à mensagem.

Desça para ver todas as categorias de emojis. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 9: caso você prefira ignorar a mensagem, simplesmente clique em "Descartar" - a mensagem não vai aparecer na lista de notificações do seu relógio.

Você pode optar por descartar para não responder no momento. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 10: caso você não abra a notificação - por estar ocupado no momento ou o motivo que for -, ela vai se agrupar nas notificações do WhatsApp do seu Apple Watch, separadas por diferentes pessoas e conversas. Arraste a tela do seu relógio de cima para baixo para ver todas as notificações - você poderá limpar tudo ou entrar nas mensagens agrupadas por diferentes conversas do WhatsApp.

As mensagens de uma mesma conversa vão estar agrupadas. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 11: ao entrar em mensagens agrupadas de uma determinada conversa, você poderá ver todas as novas mensagens dessa conversa e responde-las individualmente, se quiser.

Cada mensagem de uma conversa pode ser respondida individualmente. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 12: ou então, desça tudo e clique em "Limpar" para tirar as notificações dessa determinada conversa da sua aba de notificações do Apple Watch.

Você pode optar por limpar as notificações que você não deseja responder no momento. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 13: caso opte por limpar tudo, você não verá mais as notificações dessas novas conversas no seu Apple Watch - isso também fará com que as notificações sumam da aba de notificações do seu iPhone e você tenha que entrar no aplicativo do WhatsApp para poder visualizá-las e respondê-las.

As notificações também sumirão do seu iPhone. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.