Como monitorar os decibéis de música ou som ambiente no iPhone

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 23 de Abril de 2021 às 12h50
Foto: Tim Umphreys (Unsplash)

Se você ouve música muito alto nos seus fones de ouvido, deve se preocupar com os níveis de som que começam a ficar perigosos para sua audição. E para fazer isso, o iOS conta com um recurso muito interessante e pouco conhecido por seus usuários: o Audição.

Ao ativá-lo na Central de Controle do seu iPhone e com o uso de fones de ouvido, ele monitora os níveis de decibéis das músicas que você estiver escutando baseado no volume atual, indicando quando o nível do som está demasiado alto e pode eventualmente começar a prejudicar a sua audição.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além disso, o recurso conta também com a função "Ouvir Ao Vivo", que te permite mensurar também o nível do som do ambiente ao seu redor. A função pode ser ativada mesmo quando estiver tocando alguma música - desta forma, o recurso vai mensurar tanto os decibéis internos dos seus fones como do ambiente externo ao seu redor.

Descubra como medir decibéis de música ou do som ambiente no seu iPhone:

Passo 1: antes de qualquer coisa, vamos ativar a função na Central de Controle do seu aparelho. Entre em Ajustes > Central de Controle.

Vá em Ajustes > Central de Controle. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: adicione o recurso "Audição" à sua Central de Controle.

Adicione o recurso de Audição. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Medir decibéis de música:

Passo 3: utilizando fones de ouvido, inicie uma música no seu aparelho. Arraste a tela para baixo para abrir a Central de Controle e localize o ícone do recurso Audição.

Caso a sua música esteja em um bom volume - que não oferece riscos à sua audição -, o ícone vai estar com um sinal de OK, na cor verde.

O sinal verde indica que o volume está bom para sua audição. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

No entanto, caso esteja considerado alto - acima de 80 dB - e esteja na zona de risco que pode causar eventuais danos à sua audição, o ícone vai estar com um sinal de atenção, na cor amarela.

O sinal amarelo indica que o volume pode prejudicar sua audição. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: clique no ícone. Na janela do recurso Audição que vai se abrir, você vai ver a barra de medição de níveis de decibéis aumentando e diminuindo conforme a música toca em seus fones de ouvido. Sinalizado na cor verde e com um ícone de OK, o volume não está prejudicando sua audição.

Os níveis até 80 dB estão OK para sua audição. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Ao ultrapassar 80 dB, no entanto, a barra entra em estado de alerta, na cor amarela e com um ícone de atenção. Este volume, se mantido e tocado demasiadamente em seus fones de ouvido, pode eventualmente danificar sua audição.

Os níveis acima 80 dB podem prejudicar sua audição. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Medir os decibéis do som ambiente:

Passo 5: pause a música que você está ouvindo e clique no ícone de Audição na Central de Controle. Na janela do recurso Audição, clique em "Ouvir Ao Vivo".

Ative a função "Ouvir Ao Vivo". Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: o som ambiente vai ser monitorado e exibido na mesma barra de medição de níveis de decibéis. O nível vai subir ou aumentar conforme os sons do ambiente ao seu redor.

Os níveis até 80 dB estão OK para sua audição. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Caso seja detectado algum barulho muito alto - como trovoadas, sirenes, motor de motocicletas -, o nível vai subir na barra de medição de níveis de decibéis.

Os níveis acima 80 dB podem prejudicar sua audição. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: conforme mencionado, caso queira utilizar a função "Ouvir Ao Vivo" enquanto ouve música, também é possível.

Com uma música tocando em seus fones de ouvido, abra a janela do recurso Audição e clique para ativar a função "Ouvir Ao Vivo". Desta vez, as cinco bolinhas no canto direito da janela indicão o nível de decibéis do seu som ambiente, enquanto a barra de medição principal continua monitorando os níveis de decibéis da música sendo tocada em seus fones de ouvido.

As cinco bolinhas no canto da janela indicam o nível de som do seu ambiente. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.