Publicidade

Apple Watch: alfândega dos EUA é processada após “brecha” para importar relógio

Por  | 

Compartilhe:
Talles de Souza Ribeiro/ Canaltech
Talles de Souza Ribeiro/ Canaltech
Apple Watch Series 10

A empresa de dispositivos médicos Masimo entrou com uma ação judicial contra a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos nesta quarta-feira (20). O processo tem relação com a entrada de relógios Apple Watch no país, após disputas em relação aos direitos de propriedade intelectual do oxímetro do dispositivo. 

Na ação, a Masimo alega que a alfândega determinou indevidamente que a Apple poderia retomar a importação dos relógios, sem um motivo plausível. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Masimo ainda aponta que a agência reverteu uma decisão anterior sem notificar a empresa. A decisão original, de 2023, bloqueava a importação dessa tecnologia

"A função da alfândega é fazer cumprir as ordens de exclusão da ITC [Comissão de Comércio Internacional dos EUA], não criar lacunas que as tornem ineficazes", disse a Masimo. 

A Masimo informou que tomou conhecimento da nova decisão apenas após a própria Apple anunciar a reintrodução da função de leitura de oxigênio no sangue. 

Representantes da Apple e da alfândega não responderam imediatamente a pedidos de comentário por parte da Reuters. Um porta-voz da Masimo recusou-se a comentar. 

Masimo acusa Apple de usar tecnologias indevidamente

A disputa entre Masimo e Apple já dura anos. A companhia de saúde acusa a gigante da tecnologia de contratar seus funcionários e posteriormente roubar funções protegidas por patentes, entre outras alegações. 

Em 2023, a Masimo conseguiu que a ITC bloqueasse a importação dos modelos Apple Watch Series 9 e Ultra 2. Isso levou a Maçã a interromper as vendas no país, e retomar posteriormente apenas após retirar o recurso de oxímetro. 

Continua após a publicidade

Contudo, em 14 de agosto deste ano, a Apple anunciou que reintroduziria a leitura de oxigênio no sangue em seus smartwatches. 

A Masimo pediu ao tribunal de Washington que suspenda a decisão da alfândega, o que pode ter repercussões nas próximas semanas. 

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

Saiba por que é tão difícil sair dos ecossistemas da Apple:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*