POCO M3 Pro 5G vs Galaxy A32 5G: qual é o melhor baratinho 5G do mercado?

POCO M3 Pro 5G vs Galaxy A32 5G: qual é o melhor baratinho 5G do mercado?

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 25 de Maio de 2021 às 08h30
Renan da Silva Dores/Canaltech

Chegando para substituir o Poco X3 NFC, o Poco M3 Pro 5G é o primeiro modelo da linha intermediária M a contar com conectividade 5G e tela com alta taxa de atualização. O aparelho foi oficializado no último dia 19 como uma versão renomeada do Redmi Note 10 5G, trazendo design "original" e a promessa de ser uma das melhores opções de baixo custo com suporte à rede móvel de quinta geração.

Com preços que partem dos 179 euros (cerca de R$ 1.175, em conversão direta), o dispositivo chinês chegou para brigar com celulares como o Galaxy A32 5G, a solução com suporte ao 5G mais barata da Samsung, e um rival definido pela própria POCO durante sua apresentação. Mas como o POCO M3 Pro realmente se sai contra o concorrente sul-coreano, em uma análise mais profunda?

O Canaltech reuniu os dois baratinhos com 5G neste comparativo, para descobrirmos se as promessas de custo-benefício imbatível feitas pela POCO de fato se comprovam.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Design

O telefone da POCO conta com design mais premium que o rival sul-coreano, ainda que o aparelho da Samsung apresente visual mais sóbrio. O POCO M3 Pro 5G tem tela ampla com bordas relativamente finas e um furo centralizado para abrigar a câmera frontal. A construção é completamente feita em plástico, com as laterais coloridas acompanhando a tonalidade da traseira.

Passando para a parte de trás, o celular chinês tem acabamento brilhante, módulo de câmeras retangular com três sensores e flash de LED, além de uma chamativa faixa preta que se estende à lateral, com o logo da fabricante e a frase "Designed by POCO".

POCO M3 Pro 5G nas cores Cool Blue, POCO Yellow e Power Black (Imagem: Reprodução/GSMArena)

Apesar de ser praticamente idêntico ao Redmi Note 10 5G, com exceção das cores e da faixa sob o módulo de câmeras, a POCO afirma que este é mais um design "original" da marca. O POCO M3 Pro 5G está disponível nas cores Power Black (preto), Cool Blue (azul com tons de verde) e POCO Yellow, amarelo intenso similar a uma das opções do Poco M3 tradicional.

Já o Galaxy A32 5G segue a linha de design adotada pela Samsung em toda a família Galaxy A 2021, com tela ampla cercada por bordas ligeiramente espessas e entalhe em formato de gota para abrigar a câmera de selfies. O dispositivo também é construído em plástico, mas traz bordas cromadas na cor da traseira e acabamento em plástico brilhante.

Samsung Galaxy A32 5G nas cores Awesome Blue, Awesome Violet e Awesome Black (Imagem: Divulgação/Samsung)

O painel traseiro é plano e minimalista, com o logo da Samsung na base e as quatro câmeras acompanhadas do flash de LED no canto superior esquerdo, sem um módulo propriamente dito. O telefone está disponível nas cores Awesome Black (preto), Awesome White (branco), Awesome Blue (azul) e Awesome Violet (violeta).

Tela

  • POCO M3 Pro 5G: IPS LCD de 6,5 polegadas 20:9, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 90 Hz, Gorilla Glass 3, brilho máximo de 500 nits
  • Samsung Galaxy A32 5G: TFT LCD de 6,5 polegadas 20:9, resolução HD+ de 1600 x 720 pixels, taxa de atualização de 60 Hz

A POCO tem vitória incontestável no quesito tela, trazendo painel e especificações superiores. O POCO M3 Pro conta com display IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e taxa de atualização de 90 Hz. A empresa afirma que o celular é capaz de atingir os 500 nits de brilho em cenários muito iluminados, com o vidro frontal trazendo proteção Gorilla Glass 3.

A tela do POCO M3 Pro 5G é substancialmente melhor que o display presente no Galaxy A32 5G (Imagem: Reprodução/ChinaMobileMag)

O Galaxy A32 5G emprega um painel mais simples, do tipo TFT LCD tradicional, apresentando ângulos de visão inferiores e cores menos vibrantes. A resolução também é mais baixa, sendo limitada a HD+, de 1600 x 720 pixels, e taxa de atualização de apenas 60 Hz. A Samsung não chegou a divulgar o tipo de vidro utilizado na tela, nem o nível de brilho entregue pelo display.

Câmeras

  • POCO M3 Pro 5G: 48 MP (Principal, f/1.8) + 2 MP (Macro, f/2.4) + 2 MP (Profundidade, f/2.4) + 8 MP (Frontal, f/2.0)
  • Samsung Galaxy A32 5G: 48 MP (Principal, f/1.8) + 8 MP (Ultra wide, f/2.2, 123º) + 5 MP (Macro, f/2.4) + 2 MP (Profundidade, f/2.4) + 13 MP (Frontal, f/2.2)

A Samsung assume a liderança quando falamos em câmeras. O POCO M3 Pro vem equipado com câmera frontal de 8 MP, além de três lentes traseiras com sensor principal de 48 MP auxiliado por dois sensores de 2 MP, um dedicado para fotos macro e outro para cálculos de profundidade. A combinação é simples e tenta compensar com recursos extras, como a possibilidade de "clonar" pessoas em gravações.

A Samsung retoma a liderança quando o assunto são as câmeras (Imagem: Divulgação/Samsung)

Do lado do Galaxy A32 5G temos uma lente para selfies de 13 MP, e quatro câmeras traseiras com sensor principal de 48 MP, ultra wide de 8 MP, macro de 5 MP e sensor auxiliar de profundidade de 2 MP. O conjunto do aparelho da Samsung tem maior resolução, é mais versátil e promete melhores resultados, estando apoiado pelo pós-processamento da marca, mais consistente que o da rival chinesa.

Processamento e memória

  • POCO M3 Pro 5G: MediaTek Dimensity 700 (2x 2,2 GHz Cortex-A76 + 6x 2,0 GHz Cortex-A55)
  • Samsung Galaxy A32 5G: MediaTek Dimensity 720 (2x 2,0 GHz Cortex-A76 + 6x 2,0 GHz Cortex-A55)

Ainda que o nome dos chipsets sugira que o celular da Samsung traga vantagens sob o telefone da POCO, a situação é mais complexa. O POCO M3 Pro 5G vem equipado com chipset MediaTek Dimensity 700, um dos modelos mais simples da fabricante com conectividade 5G.

O processador é um octa-core com dois núcleos Cortex-A76 de alto desempenho rodando a até 2,2 GHz, acompanhados de seis núcleos Cortex-A55 de baixo consumo com velocidade de 2,0 GHz. Há ainda 4 GB ou 6 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento expansível.

As diferenças em processamento não chegam a ser gritantes, com vantagem em CPU para o celular da POCO, e em GPU para o telefone da Samsung (Imagem: Divulgação/MediaTek)

O Galaxy A32 5G chegou ao mercado com chip MediaTek Dimensity 720, que compartilha praticamente das mesmas especificações do Dimensity 700, com diferenças pontuais. Curiosamente, o clock dos núcleos de alto desempenho é menor, atingindo apenas 2,0 GHz, em vez dos 2,2 GHz do irmão, abrindo vantagem para o POCO M3 Pro em apps que precisam de mais poder de CPU.

No entanto, sua GPU Mali-G57 MC3 tem um número maior de núcleos quando comparada à Mali-G57 MC2 do Dimensity 700, o que dá uma ligeira vantagem ao celular da Samsung em aplicações mais intensas em gráficos, como jogos.

O aparelho sul-coreano pode ser encontrado em opções com 4 GB, 6 GB ou 8 GB de RAM, e 64 GB ou 128 GB de armazenamento expansível. Apenas uma variante foi lançada no Brasil, contando com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.

Bateria

  • POCO M3 Pro 5G: 5.000 mAh com carregamento rápido de 18 W
  • Samsung Galaxy A32 5G: 5.000 mAh com carregamento rápido de 15 W

Os aparelhos empatam no quesito bateria, com a velocidade de carregamento sendo o ponto de diferenciação. Ambos contam com tanque de 5.000 mAh, mas o POCO M3 Pro tem suporte a carregamento de 18 W, enquanto o Galaxy A32 5G atinge apenas 15 W. Números de recarga não foram divulgados pelas empresas, mas a maior potência suportada pelo celular chinês deve fazê-lo levar menos tempo na tomada.

Recursos extras

Como celulares intermediários mais simples, os dois dispositivos trazem uma seleção limitada de recursos adicionais, ainda que haja vantagem para o modelo chinês. O POCO M3 Pro 5G conta com NFC, Bluetooth 5.1, Wi-Fi 5 Dual Band, leitor de digitais embutido ao botão de energia na lateral, rádio FM, conector P2 para fones de ouvido e sensor infravermelho, para controlar outros eletrônicos com o telefone.

O POCO M3 Pro 5G tem um conjunto mais robusto de recursos, incluindo Bluetooth mais recente, sensor infravermelho, rádio FM e mais (Imagem: Reprodução/GSMArena)

O Galaxy A32 5G conta com um conjunto semelhante, oferecendo NFC, Wi-Fi 5 Dual Band, leitor de digitais lateral no botão de energia e conector P2. No entanto, o protocolo Bluetooth é mais antigo, estando na versão 5.0, e não há sensor infravermelho ou rádio FM.

POCO M3 Pro 5G vs Galaxy A32 5G: qual o melhor baratinho 5G?

A Xiaomi tem um aparelho bastante balanceado nas mãos com o POCO M3 Pro 5G. O dispositivo de fato se mostra uma opção mais interessante quando colocado frente a frente com o Galaxy A32 5G, que se mostra uma opção difícil de se recomendar mesmo quando comparado à sua variante 4G. O concorrente chinês tem tela superior, processamento equivalente, carregamento mais rápido, mais recursos extras e preço mais baixo.

Apesar disso, o Galaxy A32 5G não deve ser totalmente descartado, já que traz apelo para quem pretende jogar, oferecendo uma GPU ligeiramente mais potente, e principalmente para quem se preocupa com a qualidade das câmeras, que contam com um conjunto superior, mais versátil, de maior resolução e apoiado pelo pós-processamento mais consistente da Samsung.

E você, leitor? Acredita que a POCO acertou com o M3 Pro 5G e é a melhor escolha, ou vê mais vantagem no Galaxy A32 5G com GPU e câmeras superiores? Concorda com nosso veredito? Comente conosco suas opiniões!

POCO M3 Pro 5G vs Galaxy A32 5G: ficha técnica

Especificações POCO M3 Pro 5G Samsung Galaxy A32 5G
Tela 6,5" IPS LCD, Full HD+, taxa de atualização de 90 Hz, brilho máximo de 500 nits 6,5" TFT LCD, HD+, taxa de atualização de 60 Hz
Chipset MediaTek Dimensity 700 MediaTek Dimensity 720
Memória RAM 4 GB ou 6 GB 4 GB, 6 GB ou 8 GB
Armazenamento 64 GB ou 128 GB 64 GB ou 128 GB
Câmera traseira

48 MP (Principal, f/1.8)

2 MP (Macro, f/2.4)

2 MP (Profundidade, f/2.4) 

48 MP (Principal, f/1.8)

8 MP (Ultra wide, f/2.2, 123º)

5 MP (Macro, f/2.4)

2 MP (Profundidade, f/2.4)

Câmera frontal 8 MP (f/2.0) 13 MP (f/2.2)
Bateria 5.000 mAh com carregamento rápido de 18 W 5.000 mAh com carregamento rápido de 15 W
SO Android 11, sob a MIUI 12.5 Android 11, sob a One UI 3.0
Extras NFC, Bluetooth 5.1, Wi-Fi 5, leitor de digitais na lateral, rádio FM, sensor infravermelho, conector P2 NFC, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 5, leitor de digitais na lateral, conector P2

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.