Xiaomi Mi 11: qual é o melhor modelo para comprar agora?

Xiaomi Mi 11: qual é o melhor modelo para comprar agora?

Por Diego Sousa | Editado por Léo Müller | 06 de Agosto de 2021 às 12h00
Ellen Monike/Canaltech

A Xiaomi se tornou umas das principais marcas de celulares do mundo graças aos seus smartphones de entrada e intermediários, mas, nos últimos três anos, o que vem se destacando em seu portfólio são os aparelhos topo de linha. A linha Mi 11, por exemplo, reúne o que há de melhor na indústria atualmente, seja em tela, câmeras, processamento e recursos.

No entanto, com a quantidade de lançamentos da chinesa, alguns bastante parecidos em especificações e nome, pode surgir a dúvida sobre qual oferece o melhor conjunto, as melhores fotos ou o melhor custo-benefício.

Nas últimas semanas, testei os recentes aparelhos premium da Xiaomi e tentarei te ajudar a descobrir qual é o melhor Mi 11 para você.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Vale mencionar que nem todos os aparelhos estão à venda no Brasil, mas, caso você se interesse por algum, deixaremos links de compra confiáveis para você importar sem problemas. Vamos nessa?

Quais celulares foram considerados

Para esta matéria, consideramos os modelos Mi 11, Mi 11i, Mi 11 Lite e Mi 11 Ultra. O Mi 11X também foi considerado, mas, como ele é exclusivo da China, preferimos citá-lo como Poco F3, que está à venda no Brasil e é praticamente idêntico a ele. O Mi 11 Pro, por sua vez, ficou de fora por não estar disponível no mercado global.

Critérios de avaliação

Antes de comentarmos, vale mencionar quais critérios utilizamos para classificar os vencedores: o melhor Mi 11, ou seja, aquele que oferece o melhor conjunto para quem procura jogar, fotografar ou trabalhar; o melhor Mi 11 para quem prioriza autonomia de bateria; e o Mi 11 com o custo-benefício ideal, isto é, o que entrega mais por menos.

Mi 11 com o melhor custo-benefício

Lançado em alguns mercados — incluindo o brasileiro — como Poco F3, o Mi 11X é o melhor custo-benefício da família Mi 11 por trazer características bastante premium por um preço bem mais em conta em relação aos modelos da concorrência. Aqui no Brasil, por exemplo, ele é o principal rival do Moto G100 e da linha Galaxy S21, ganhando, inclusive, em muitos quesitos, como construção, tela e câmera.

O Mi 11X é um ótimo smartphone que alia configurações potentes e preço abaixo da média (Imagem: Ivo/Canaltech)

Logo de cara, o que mais chama atenção no Mi 11X é o acabamento de vidro reflexivo, como se fosse um espelho. A tampa traseira, aliada ao módulo de câmeras mais robusto, dá ao aparelho um visual muito mais premium e elegante quando comparado com o seu principal rival, o Moto G100. O conjunto de conexões também é muito interessante, incluindo 5G, Wi-Fi ax (Wi-Fi 6) e NFC.

A tela do Mi 11X (Poco F3) também é outro grande destaque. Estamos falando de um display gigante de 6,67 polegadas com resolução Full HD estendida e tecnologia Super AMOLED que entrega cores extremamente vivas, contraste infinito e fidelidade de tons escuros. O brilho máximo chega a até 1.300 nits, o mesmo do Galaxy S21, o que é excelente.

Tela do Mi 11X é Super AMOLED com taxa de atualização de 120 Hz (Imagem: Ivo/Canaltech)

Para quem gosta de jogar, o smartphone tem uma combinação de 120 Hz de taxa de atualização e 360 Hz de amostragem de toque, o que significa muito mais fluidez em jogos, como PUBG Mobile e Call of Duty Mobile. Em aplicativos compatíveis, a velocidade da tela também aprimora a experiência, com rolagens mais lisas e toques mais instantâneos.

Já que tocamos no assunto jogos, vale mencionar que o celular da Xiaomi é equipado com o poderoso Snapdragon 870, chipset topo de linha da Qualcomm. Ele trabalha com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno (sem expansão via cartão de memória), configurações mais do que suficientes para rodar todos os apps e jogos da Play Store com qualidade excelente.

Nas câmeras, a Xiaomi usa três sensores traseiros, sendo a principal de 48 MP. Nos meus testes, achei a definição excelente e as cores saltaram aos olhos com o HDR ativado, tornando-o ideal para fotografar para redes sociais. A lente macro, por sua vez, é acima da média, com bons detalhes, cores vivas e um desfoque de fundo feito por software que agrada bastante.

E aí, curtiu o Mi 11X? Infelizmente, o aparelho não está à venda no Brasil, mas recomendamos o Poco F3, um dos melhores celulares da Xiaomi deste ano que traz as mesmas configurações e visual do irmão.

Mi 11 com a melhor bateria

Entre os Mi 11 analisados aqui no Canaltech, o Mi 11 padrão foi o que se saiu melhor durante os testes. Reproduzindo um dia de uso padrão, com 20 minutos de redes sociais, 40 minutos de reprodução no YouTube, 45 minutos de transmissões na Twitch e finalizando com um filme na Netflix de 1h30 de duração, o Mi 11 saiu de 100% para 65%, o que é uma autonomia ótima.

Mi 11 é o único modelo à venda oficialmente no Brasil (Imagem: Ivo/Canaltech)

No cotidiano, pode ficar tranquilo que o Mi 11 dá conta de um dia inteiro de utilização mesmo com a tela em 120 Hz e resolução configurada em Quad HD+, podendo chegar ao segundo dia caso esteja no modo de economia de energia.

Não só na autonomia de bateria, o Mi 411 também se destaca na velocidade de carregamento. Com 50 W de potência, o carregador do smartphone leva apenas 45 minutos para sair de 10% a 100%, mais rápido toda a linha Galaxy S21 e também que o iPhone 12 Pro Max.

Além da bateria competente, o Mi 11 traz o que há de melhor na indústria atualmente. O chipset é o poderoso Snapdragon 888, principal modelo da Qualcomm, além de 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, configuração muito boa para jogar e rodar todos os apps da Play Store.

As câmeras também são dignas de topo de linha, batendo de frente com as opções mais caras da Samsung e da Apple. O sensor principal de 108 MP faz um trabalho excelente tanto em ambientes noturno quanto ensolarado, com altos níveis de detalhes e definição impecável.

Gostou do Mi 11? Confira o preço atual no link abaixo!

Melhor Mi 11 no geral

Já falamos do melhor Mi 11 para quem prioriza autonomia de bateria, além do qual entrega o melhor custo-benefício. No entanto, o Mi 11 com o melhor conjunto é o Mi 11 Ultra. Atualmente o principal celular da Xiaomi neste ano, o smartphone era considerado, até pouco tempo atrás, o “rei da fotografia” segundo o DXOMARK, referência no assunto.

Mi 11 Ultra é um exemplo perfeito de como um smartphone premium deve ser (Imagem: Xingye Jiang/Unsplash)

Os grandes responsáveis por esse título são os sensores traseiros do aparelho, liderados por um sensor principal gigante de 50 MP, que tem 1/1,12 polegada’ e pixels de 1,4 micrômetro (μm), uma combinação que promete maior sensibilidade à luz e qualidade de imagem competente tanto em todos os cenários.

O módulo fotográfico do Mi 11 Ultra ainda conta com um display AMOLED de 1,1 polegada que serve para exibir informações do sistema, algo não presente nos concorrentes. Por falar em tela, o celular premium da Xiaomi traz um painel frontal de resolução Quad HD+ com pico de brilho de 1.700 nits, maior que o seu principal concorrente, o Galaxy S21 Ultra.

Além da câmera e da tela excepcionais, o Mi 11 Ultra é equipado com nada menos que o Snapdragon 888, trabalhando com até 12 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento interno. A bateria do topo de linha é de 5.000 mAh com suporte ao carregamento ultrarrápido de 67 W, podendo recarregar o aparelho completamente em apenas 37 minutos.

(Imagem: N.Tho.Duc/Unsplash)

O Mi 11 Ultra é um celular quase perfeito, mas toda a sua potência tem um preço — e não é nada barato. Ainda assim, é uma opção muito interessante principalmente se você for um criador de conteúdo ou gosta de trabalhar pelo celular.

E aí? Tem algum modelo da família Mi 11 ou está pensando em comprar? Confira os links especiais que preparamos para você e aproveite!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.