Xiaomi libera app Mi Mover para celulares de todas as marcas, mas há um porém

Por Felipe Junqueira | 13 de Dezembro de 2020 às 12h00
Alejandro Morgado/Unsplash
Tudo sobre

Xiaomi

Saiba tudo sobre Xiaomi

Ver mais

Quem tem ou já usou um celular da Xiaomi provavelmente conhece o app Mi Mover, um aplicativo para transferir arquivos de um dispositivo para outro sem precisar de fios. Depois de vários anos exclusivo para os modelos da marca, a empresa finalmente disponibilizou a instalação na Play Store para todos.

Isso significa que você pode baixar o Mi Mover em um Samsung Galaxy, Motorola ou qualquer outro celular Android. A ideia da Xiaomi é facilitar a transferência dos arquivos de um smartphone antigo para um novo, conforme explica a descrição do app na loja do Android:

“Mi Mover é a ferramenta mais conveniente para transferir itens de seu telefone antigo para um novo dispositivo Xiaomi”, diz o texto, que segue: “Com o Mi Mover, você pode transferir quase qualquer coisa: imagens, vídeos, áudios, documentos, mensagens, contatos, histórico de chamadas, eventos do calendário, notas, alarmes, aplicativos e mais”, promete. Não é necessária conexão com a internet para o envio e recebimento dos dados.

Como baixar e usar o Mi Mover:

A pegadinha aí, se é que podemos chamar assim, é que o Mi Mover só funciona como remetente em celulares que não sejam da Xiaomi. Isso mesmo, só dá para receber arquivos em um smartphone da empresa chinesa. A ideia é facilitar quem está saindo de outra fabricante para a Xiaomi, e não a troca desta para uma concorrente.

Veja com seus próprios olhos a tela do app instalado em um Galaxy S20 Ultra:

Mi Mover no Galaxy S20 Ultra só funciona como remetente, não como destinatário dos arquivos (Imagem: Felipe Junqueira/Canaltech)

O Mi Mover até poderia servir para trocar arquivos entre amigos sem precisar de conexão com a internet, mas a ideia é realmente facilitar a migração de dispositivo. Quase toda fabricante tem o seu próprio app para facilitar o backup de um celular antigo para um novo, como o Smart Switch, da Samsung, e até a Apple tem uma aplicação para enviar arquivos de um Android para um iPhone.

E todas elas fazem de tudo para facilitar a migração de qualquer smartphone para um da própria fabricante. Afinal, quem quer facilitar que o usuário a troque por uma concorrente, certo?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.