Xiaomi cresce mais em 2024 e quer derrubar Samsung e Apple do topo
Por Wendel Martins |

A Counterpoint Research, empresa de pesquisa de mercado, divulgou seu Relatório Global de Mercado de Smartphones de 2024 e revelou dados importantes sobre a Xiaomi, Samsung e Apple. Enquanto a Xiaomi cresceu rapidamente, a Samsung segue no topo, mas com a marca da Maçã se aproximando cada vez mais da liderança. Entenda o que levou a esses resultados.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 6 vantagens e desvantagens de comprar celular Xiaomi
- Qual é o melhor celular Xiaomi para comprar em 2024?
Mercado cresceu em 2024
Segundo o relatório, o mercado global de smartphones aumentou em 4% em 2024 quando comparado com 2023 — ano com o pior número de vendas na década.
Dessa forma, os dados da Counterpoint representam uma recuperação importante após uma queda nas vendas. Para a especialista, os resultados se devem à expansão de marcas como Honor, Motorola, Huawei e as fabricantes do grupo Transsion, como a Infinix, Tecno e Itel
Xiaomi chama a atenção pelo crescimento
Sem dúvidas, a marca chinesa se destacou no relatório por apresentar o crescimento mais rápido entre as cinco principais marcas de 2024.
Esse desenvolvimento acelerado consolidou a fabricante no terceiro lugar, abaixo apenas da Samsung e Apple, por uma diferença de 5% e 4%, respectivamente.
No último ano, a Xiaomi lançou modelos de diferentes segmentos para abordar variados públicos. Dentre os destaques, estão o Xiaomi 14 Ultra — top de linha que une hardware potente e design, o Poco X6 Pro com especificações avançadas para games e o Redmi Note 14 com ótimo custo-benefício.
Samsung e Apple acirram briga pela liderança
Por outro lado, a Samsung se manteve no topo da lista com 19% de mercado, mas viu a Apple se aproximar mais com 18%. Para efeito de comparação, em 2022, a diferença entre as gigantes da tecnologia era de 3%, mas desde 2023 o número é de apenas 1%.
A estratégia de ambas as marcas foi semelhante em 2024: IA como grande diferencial para emplacar seus respectivos lançamentos.
A empresa coreana iniciou o ano com foco no Galaxy AI — seu conjunto próprio de funções de inteligência artificial pensadas na melhor experiência do usuário. Entre as funcionalidades, está a otimização das notas, traduções de chamadas em tempo real e o "Circular para Pesquisar".
No mesmo caminho, a Apple, no lançamento da linha iPhone 16, destacou o Apple Intelligence. O serviço trouxe a possibilidade de resumir textos, melhorias na Siri com a integração do ChatGPT e gerador de imagens.
Contudo, o Apple Intelligence ainda não convenceu os usuários a comprarem novos iPhones. O insight é do analista Ming-Chi Kuo, que levanta ressalvas quanto à venda de celulares pela IA. Entretanto, vale lembrar que a IA ainda é nova nos celulares da Apple e ganha novidades gradativamente, como na atualização recente do iOS para a versão 18.2, que levou o ChatGPT para os aparelhos.
Leia mais:
- Xiaomi interrompe desenvolvimento de celular dobrável triplo, diz informante
- Novo Xiaomi top de linha terá câmera macro renovada, revela informante
- Xiaomi Redmi Turbo 4 chega com bateria gigante e visual de iPhone
- Xiaomi revela data de lançamento da linha Redmi Note 14; saiba quando será
VÍDEO: A Xiaomi pode VOLTAR a brilhar?
Fonte: Counterpoint