Novo top de linha da Xiaomi vaza com câmera zoom de 200 MP; veja como ficará
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

O Xiaomi 15 Ultra, próximo celular top de linha da empresa chinesa, acaba de aparecer em um novo vazamento indicando que seu arranjo de câmeras traseiro terá um sensor de 200 MP acompanhado por uma lente telefoto, combinando zoom óptico e alta resolução para fotos à distância.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Xiaomi 14T estreia no Brasil com câmeras potentes e preço salgado
- Pixel 9a terá quatro opções de cores; veja quais
- Top da Realme chegaria em outubro com bateria de silício-carbono
De acordo com ilustrações publicadas na rede social Weibo, o aparelho pode trazer três lentes na parte inferior, além de uma câmera adicional acima delas.
Para efeito de comparação, o Xiaomi 14 Ultra também traz quatro câmeras traseiras, mas elas são divididas por meio de duas lentes ao lado esquerdo, e duas na direita.
No novo smartphone, o destaque está na câmera teleobjetiva periscópio superior, que deve ganhar um novo sensor de 200 MP. Trata-se de um avanço em comparação com o componente de 50 MP da geração atual.
Especula-se que esse sensor pode ser um Samsung ISOCELL HP9, mesmo componente já equipado em celulares como o Vivo X100 Ultra. Na prática, a maior resolução significa que será possível manter a qualidade da imagem em níveis mais altos de zoom digital (ou seja, por recorte), além dos ganhos de versatilidade por meio de pixel binning.
Já na câmera principal, é esperado que o celular traga um sensor com grandes dimensões de 1 polegada, assim como já ocorre no Xiaomi 14 Ultra. O novo modelo pode vir com um Sony LYT 900, e suporte para estabilização óptica de imagem.
A outra teleobjetiva e a ultrawide não devem ver mudanças, com sensores de 50 MP para ambas. Mais uma vez, o conjunto óptico poderá contar com ajustes realizados pela marca alemã de câmeras Leica.
Para além das câmeras, o conjunto de especificações ainda deve incluir o processador Snapdragon 8 Gen 4 (ou Snapdragon 8 Elite). A plataforma tem estreia marcada para este mês, e melhorias massivas de performance são esperadas.
A ficha técnica do novo celular Xiaomi ainda pode incluir:
- Versões com até 24 GB de RAM;
- Bateria de 6.200 mAh;
- Tela 2K com micro curvaturas nos quatro lados e sensor ultrassônico para digitais;
- Android 15 com interface Hyper OS 2.0;
- Versões em material sintético que imita o couro, fibra de vidro e cerâmica.
Ainda não foi especificada a data de lançamento do Xiaomi 15 Ultra, mas é esperado que o anúncio ocorra por volta do início de 2025. Até lá, mais informações sobre o dispositivo devem ser reveladas por meio de novos vazamentos.