Xiaomi 14T estreia no Brasil com câmeras potentes e preço salgado
Por Murilo Tunholi • Editado por Léo Müller | •
O celular topo de linha Xiaomi 14T estreou no Brasil, nesta quarta-feira (2), com grande foco em câmeras de alta qualidade e ferramentas de inteligência artificial (IA). Já disponível no varejo nacional, o smartphone chega com preço de R$ 5.999, chipset MediaTek e 5 anos de atualizações.
Apesar do Xiaomi 14T ter sido lançado na China com uma versão mais poderosa — Xiaomi 14T Pro —, a DL (distribuidora oficial da marca no Brasil) decidiu trazer ao país somente o modelo mais simples (veja a galeria de fotos do produto mais abaixo).
Segundo Luciano Barbosa, diretor de operações da DL, a escolha considerou tanto as preferências dos consumidores brasileiros quanto o preço final do aparelho. Se o Xiaomi 14T viesse agora, o custo seria muito alto, de acordo com o executivo.
Na apresentação do aparelho, a Xiaomi destacou bastante o potencial do conjunto de câmeras equipadas com lentes da fabricante alemã Leica. Segundo a chinesa, os sensores fazem fotos e vídeos com qualidade superior à geração anterior, formada pelos Xiaomi 13T e 13T Pro.
O celular conta com um trio de câmeras protagonizado pelo sensor principal de 50 MP, com abertura de f/1.7 e estabilização óptica (OIS). Há ainda lentes telefoto de 50 MP com zoom óptico de 3x e ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120°.
A captura de selfies é de responsabilidade da câmera frontal de 32 MP. A Xiaomi explicou que o celular utiliza modelos de linguagem dedicados para turbinar a qualidade das fotos e vídeos, por um sistema chamado “Xiaomi AISP” (ou Processador de Sinal de IA).
Por meio da tecnologia, o Xiaomi 14T promete reduzir ruídos e garantir amplo alcance dinâmico, mesmo em cenas noturnas. Os vídeos também se beneficiam dos recursos de inteligência artificial, podendo gravar em “modo cinema” com resolução de até 8K e suporte ao formato LOG de 10-bit.
Para aumentar a durabilidade do celular, a Xiaomi incluiu certificação IP68 e estrutura reforçada contra impactos. A marca promete duas vezes mais resistência do que a geração passada.
Ainda pensando na longevidade do aparelho, a fabricante informou ao Canaltech que o Xiaomi 14T terá 5 anos de atualizações do sistema operacional Android. Segundo Luciano Barbosa, os consumidores do Brasil estão buscando cada vez mais celulares que duram mais tempo.
"O Xiaomi 14T vai até o Android 19, com todas as atualizações de segurança. Nossa estratégia é tentar o máximo possível manter o celular atualizado, mas é o global que determina até quando vai o produto", complementou o head de operações da DL.
No quesito hardware, o Xiaomi 14T ainda conta com:
- chipset MediaTek Dimensity 8300-Ultra;
- 12 GB de RAM LPDDR5X;
- 512 GB de armazenamento UFS 4.0;
- painel AMOLED de 6,67 polegadas;
- tela com resolução 1,5K de 2712 x 1220 pixels e 144 Hz;
- brilho máximo de 4.000 nits;
- imagens em HDR10+ e Dolby Vision;
- áudio espacial Dolby Atmos;
- bateria de 5.000 mAh;
- carregamento rápido de 67 watts no cabo ou 50 watts sem fio;
- Bluetooth 5.4, 5G, NFC, Wi-Fi 6e;
- Android 14 com HyperOS.
Recursos de IA do Google Gemini
Assim como outras grandes fabricantes de celular, a Xiaomi incorporou no novo aparelho os recursos de inteligência artificial do Google. Por meio de IA, usuários podem remover objetos indesejados em fotos, fazer traduções em tempo real e produzir anotações com transcrição inteligente.
Além disso, os Xiaomi 14T recebeu a suíte Google Gemini, que inclui ferramentas como Circule para Pesquisar e o Gemini Live, que permite conversas contínuas de forma natural.
Preços e disponibilidade
O Xiaomi 14T está disponível para compra no Brasil a partir de hoje (2). Os preços começam em R$ 5.999 para o modelo com 512 GB de armazenamento.
As opções de cores incluem preto, azul, cinza titânio e verde-limão (tecido que imita couro).
Assista ao vídeo: Xiaomi, Poco e Redmi Note ainda fazem sentido no Brasil?