Publicidade

Você pode morrer eletrocutado usando celular na tomada? Entenda os riscos

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Erick Teixeira/Canaltech
Erick Teixeira/Canaltech

Usar o celular enquanto ele está carregando na tomada é uma ação relativamente comum. No entanto, existem alguns contextos em que o hábito pode se tornar perigoso, e até mesmo levar à morte. 

Em 2024, por exemplo, um adolescente de 17 anos morreu após levar um choque do celular conectado em Itumbiara (GO). Três anos antes, um caso semelhante aconteceu durante uma tempestade em Santarém (PA). 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um estudo realizado por pesquisadores da USP apontou que 12 acidentes do tipo aconteceram entre 2021 e 2023; destes, 10 foram fatais. 

Portanto, as mortes por eletrocussão nesse contexto são consideradas raras, e costumam estar associadas a outros fatores perigosos. 

O principal deles é o uso de equipamentos pouco confiáveis na hora de carregar, como o cabo e o adaptador de parede. Em geral, tanto os acessórios originais quanto os fornecidos por marcas consolidadas podem entregar uma experiência mais segura. 

É o que afirma a Samsung, de forma oficial:

“Sim, é possível usar o celular ou o tablet enquanto ele está carregando. Não há perigo na ação. Quando você usa seu dispositivo enquanto está carregando, a bateria carrega mais lentamente para fornecer energia suficiente para o uso ativo. Isso é normal e seguro”, diz a empresa. 

Riscos associados ao carregamento

Um artigo publicado no Journal of Physics, de 2021, reiterou quais tipos de fatores de risco podem ser identificados em acidentes de carregamento. 

Continua após a publicidade

O uso do celular enquanto ele está carregando foi citado em 31% dos casos analisados. No entanto, Outros fatores também podem ser cruciais para causar acidentes:

  • 30%: carregamento feito por tempo excessivo;
  • 26%: uso misto de acessórios, ou seja, adaptadores que não sejam originais;
  • 5%: uso em ambientes com temperaturas muito altas;
  • 5%: uso em ambientes muito úmidos;
  • 2%: perigos associados ao manuseio por parte de crianças;
  • 1%: outros.

Em geral, os principais riscos apontados pela pesquisa são protegidos por mecanismos de segurança presentes nos carregadores originais. 

Por outro lado, os paralelos podem apresentar falhas em materiais isolantes entre peças condutoras, além dos problemas associados ao uso de plug-ins abaixo do padrão, placas de circuito feitas com resíduos ou mesmo o envelhecimento da placa de circuito. 

Continua após a publicidade

Como minimizar os riscos 

Mesmo que os riscos sejam considerados baixos durante o carregamento com acessórios originais, existem algumas medidas adicionais que podem ser tomadas para evitar acidentes com a rede elétrica. Veja abaixo algumas dicas para manter a segurança:

  • Inspecione cabos e carregadores regularmente: até mesmo os acessórios originais estão sujeitos ao desgaste pela passagem do tempo. Por isso, é importante perceber se os equipamentos de carregamento estão íntegros, sem danos no fio ou na estrutura do adaptador, por exemplo;
  • Fique longe de água: líquidos e eletricidade não combinam, e até mesmo respingos d’água podem trazer problemas;
  • Não sobrecarregue as tomadas: é preciso evitar a conexão de muitos equipamentos por meio de réguas ligadas à mesma tomada. Se possível, ligue-os diretamente na parede, ou pelo menos use filtros de linha confiáveis;
  • Carregue longe de materiais inflamáveis: recarregar o celular com ele em cima da cama é perigoso, já que o menor sinal de fogo pode se transformar em um grande incêndio. Prefira superfícies lisas e rígidas, feitas de material não inflamável;
  • Cuidado com tempestades: em situações de tempestade ou outros contextos de instabilidade na rede elétrica, é recomendado esperar a normalização antes de começar o carregamento.

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

Saiba como carregar o celular corretamente: