TCL prepara smartphone dobrável que se divide em três partes
Por Felipe Junqueira | •

A TCL está preparando o lançamento de um smartphone dobrável para 2020. Já vimos alguns dos protótipos na MWC 2019: há modelos com articulação na horizontal, na vertical, abrindo como um caderno, deixando a tela para fora ou para dentro… existem diversas opções.
Mas o site CNET conseguiu acesso a um protótipo totalmente novo e com características que nenhum outro dobrável apresentou até agora. É uma espécie de junção do Samsung Galaxy Fold, que dobra deixando a tela do lado de dentro (apesar de ter uma outra tela na parte exterior) com o Huawei Mate X, que dobra “para fora”. E ainda vai além disso.
Como assim? Simples: é um telefone com duas articulações. Isso mesmo, a TCL está trabalhando em um modelo que, aberto, é um tablet de 10 polegadas e, ao se fechar, divide-se em três partes. Assim, ao menos um pedaço da tela fica sempre acessível ao usuário.
“Ao dobrar um dos painéis, por exemplo, você pode transformar uma porção da tela em um teclado digital, enquanto usa a outra parte como o display”, explicou Jessica Dolcourt, jornalista que fez um hands-on no protótipo. Ao fechar o telefone completamente, você pode usá-lo como um aparelho bem robusto.
Infelizmente, porém, não há ainda nenhuma previsão de lançamento para o aparelho. Ele nem sequer possui tela funcional ainda, de acordo com o relato do CNET. As especificações conhecidas também não são lá grande coisa:
- Tela com cerca de 10 polegadas quando aberta completamente;
- Quatro câmeras traseiras
- Uma câmera frontal
- Conector USB-C
- Acabamento reflexivo com cores do arco-íris
- Sem conector de fones de ouvido
Não há nada sobre o hardware, ainda. Trata-se, realmente, de um protótipo de design em teste. Ainda não há um consenso sobre como devem ser os smartphones dobráveis quando essa tecnologia realmente se popularizar. Além dos já citados Galaxy Fold e Mate X, já tem um possível modelo da Motorola em desenvolvimento e o Surface Pro Duo da Microsoft (que, na verdade, possui duas telas).
Mas um modelo com duas articulações que se divide em três partes parece bastante interessante. Concorda?
Fonte: CNET