Publicidade

StatCounter mostra crescimento da Xiaomi no Brasil; Samsung ainda é líder

Por| 03 de Dezembro de 2018 às 16h58

Link copiado!

StatCounter mostra crescimento da Xiaomi no Brasil; Samsung ainda é líder
StatCounter mostra crescimento da Xiaomi no Brasil; Samsung ainda é líder

Ainda que a Xiaomi, fabricante chinesa de smartphones e dispositivos eletrônicos, não tenha venda oficial no Brasil, a marca já superou a ASUS no que diz respeito à quantidade de smartphones ativos em nosso país. Os dados são relativos ao mês de novembro, coletados pelo StatCounter.

Vale lembrar, contudo, que o mês de novembro recebe a Black Friday, período de grande movimentação no e-commerce em que as vendas de smartphones apresentam grande crescimento. No caso dos importados, como os aparelhos da Xiaomi, plataformas que vendem esses produtos já em estoque nacional (como é o caso da Amazon brasileira, por exemplo), dão uma "mãozinha" nesse sentido.

De acordo com os dados apresentados, a Samsung é a grande líder no mercado nacional de smartphones, com 34,73%. Em seguida, aparecem a Motorola (com 28,44%), Apple (15,9%) e LG (11,6%). Nesse período, a Samsung lançou o Galaxy A7 por aqui, enquanto a Motorola trouxe o Motorola One e a Apple liberou a venda dos novos iPhone XS, XS Max e XR em nosso país.

Continua após a publicidade

Voltando à Asus, que lançou a linha Zenfone 5, a empresa taiwanesa ocupou somente 1,09% do mercado de smartphones no Brasil em novembro, ficando atrás da Xiaomi, com 1,12%. Ambas, no entanto, perdem para a Lenovo (2,06%), com os "desconhecidos" e "outros" somando 3,58% — esta categoria abriga marcas como OnePlus, Huawei, Vivo e BLU.

E quanto à Xiaomi, o fato de a marca lançar aparelhos que combinam configurações de ponta com preço mais acessível é o principal motivador para que os brasileiros procurem comprar seus modelos, em vez de marcas que têm venda oficial no Brasil, ainda que isso signifique, em muitos casos, arcar com custos de importação por conta própria. Aparelhos como o Mi A2 e o Pocophone F1 estão entre os que mais chamam a atenção dos entusiastas do mercado mobile.

Para obter esses dados, o StatCounter analisa dados de acessos a navegadores web em smartphones, com esses navegadores contando o número de visitantes únicos em uma base de mais de 2 milhões de sites ativos. Não entram, aqui, números de vendas de smartphones.

Fonte: StatCounter, TudoCelular