Publicidade

"SSD do seu celular" vai ficar 2x mais rápido; conheça a nova tecnologia

Por  | 

Compartilhe:
Imagem gerada por IA/Gemini
Imagem gerada por IA/Gemini

A JEDEC, associação responsável por desenvolver padrões técnicos para a indústria de microeletrônicos,  anunciou que está próxima de concluir os parâmetros do Universal Flash Storage 5.0. Trata-se de um conjunto de especificações associadas ao armazenamento interno de dispositivos móveis, como uma espécie de “SSD para celulares”. 

Foi dito que o UFS 5.0 é projetado para oferecer desempenho superior e baixo consumo de energia em comparação aos aparelhos com UFS 4.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Suas principais melhorias técnicas incluem velocidade sequencial de até 10,8 GB/s, e largura de banda máxima por faixa de 6,4 GB/s.

Portanto, é mais rápido que as tecnologias atuais. O UFS 4.1 e 4.0, por exemplo, apresentam níveis máximos de 5,8 GB/s ou 2,9 GB/s por faixa. 

Também foi afirmado que a velocidade é adequada para aplicações de IA, incluindo tarefas em smartphones, dispositivos vestíveis, sistemas automotivos, consoles de jogos e mais. 

A nova versão mantém compatibilidade retroativa com os padrões anteriores. Portanto, aparelhos com chipsets atuais voltados para UFS 4.0 e 4.1 também poderão aproveitar o 5.0 — embora não esteja confirmado se operará na mesma largura de banda. 

Padrão UFS 5.0 ainda pode demorar 

O padrão ainda está em fase de desenvolvimento, e pode sofrer mudanças até a aprovação final por parte da diretoria da JEDEC.

A associação incentiva empresas a se filiarem, para que tenham acesso antecipado às propostas e participem dos grupos de trabalho.

Continua após a publicidade

Um boato anterior afirma que a Samsung desenvolve ativamente o UFS 5.0, e pode passar a implementar o padrão em seus celulares futuros. No entanto, sua chegada não é esperada antes de 2027.

Nesse meio tempo, é possível esperar mais avanços no UFS 4. É considerado improvável que qualquer flagship de 2026 terá a memória flash de próxima geração.

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

Será que limpadores de memória fazem mal? Veja no vídeo abaixo: