Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony Xperia 5 V sofre com falta de telefoto em teste do DXOMARK

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Outubro de 2023 às 19h23

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Sony)
(Imagem: Reprodução/Sony)

Opção premium mais acessível da Sony lançada em setembro, o Sony Xperia 5 V passou nesta semana pelos testes detalhados de câmera do portal DXOMARK, apresentando resultados pouco animadores. Apesar de conseguir entregar melhorias na qualidade de imagem quando comparado ao seu antecessor, o dispositivo sofre bastante por abandonar a lente dedicada de zoom, a ponto de perder para o Xperia 5 IV no ranking do site especializado.

Xperia 5 V tem bons detalhes, mas é lento

Destoando do posicionamento premium, o topo de linha mais recente da Sony embarca um conjunto relativamente simples de câmeras, ainda que haja muita tecnologia por trás do hardware. A lente principal é embarcada com sensor Exmor T de 48 MP, com abertura de f/1.9, foco por detecção de fase (PDAF) e establização óptica (OIS), estando acompanhada de uma lente ultrawide de 12 MP, com abertura de f/2.2, campo de visão de 123° e PDAF.

Continua após a publicidade

Diferente da geração anterior, que trazia uma lente telefoto dedicada, a gigante japonesa decidiu apostar nos avanços significativos proporcionados pelo sensor principal para oferecer "zoom sem perdas" de 2x. De fato, o Exmor T — que também é utilizado nas câmeras do mais poderoso Xperia 1 V — possui uma arquitetura robusta que, em teoria, permite a entrada de mais luz e menor produção de ruído, o que ofereceria uma experiência fotográfica superior.

Dito isso, os avanços no papel não convenceram o DXOMARK, que afirma que a qualidade de zoom caiu perceptivelmente, a ponto de ficar atrás do que a lente dedicada do Xperia 5 IV é capaz de oferecer. Desconsiderando essas limitações, o novo Xperia 5 V possui uma boa quantidade de pontos positivos, mesmo que o telefone continue a passar longe das propostas de câmera dos concorrentes.

Continua após a publicidade

Destacam-se na avaliação dos especialistas o bom nível de detalhes na maioria das condições de luz, o balanço de branco geralmente preciso em cenários bem iluminados e locais internos, o foco automático confiável, bem como a boa exposição de objetos em retratos com zoom, mesmo em cenas desafiadoras com iluminação de fundo.

Por outro lado, o smartphone recém-lançado da Sony apresenta captura lenta em cenas com alto contraste — possivelmente pela lentidão do foco automático —, diferenças notáveis do preview para a foto final, transição lenta de balanço de branco em vídeos e forte presença de tons de laranja em gravações feitas sob baixa luz.

Sony Xperia 5 V: ausência de telefoto causa impactos

Continua após a publicidade

Observando os resultados, os especialistas do DXOMARK concluíram que o Xperia 5 V consegue entregar avanços perceptíveis de qualidade em fotos e vídeos quando comparado ao Xperia 5 IV, oferecendo boa exposição, ruído bem controlado, foco estável e gerenciamento efetivo do brilho em cenários desafiadores. No entanto, a novidade tem um alcance dinâmico limitado e, mais grave, sofre bastante com a remoção da lente telefoto dedicada.

A retirada foi impactante a ponto de fazer o lançamento perder muitos pontos no ranking de câmeras do portal, chegando a perder para seu antecessor de uma forma geral — com 118 pontos, o flagship mais recente tem um ponto a menos que a geração anterior. Somado a caracteríticas que não surpreendem em comparação a concorrentes mais robustos, isso posiciona o aparelho no patamar de modelos antigos como o Galaxy Z Fold 3 e o iPhone 12.

É importante lembrar que os testes do DXOMARK são feitos com o modo automático, e não consideram as inúmeras configurações profissionais incluídas pela gigante japonesa na família Xperia. Não é impossível que um usuário que tenha conhecimentos avançados de fotografia consiga extrair melhores capturas do Xperia 5 V usando os ajustes finos, algo que já vimos com avaliações mais aprofundadas do Xperia PRO-I, flagship especial da marca de 2021 com sensor da classe de 1 polegada.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, quem não pretende explorar a fundo as opções de câmera pode estar melhor servido de opções de outras fabricantes — única escolha do público brasileiro, que já não tem mais acesso a celulares da Sony de toda forma. O Xperia 5 V está à venda em regiões limitadas, como Japão e alguns países europeus, com preço sugerido de € 999 (~R$ 5.420).

Sony Xperia 5 V: ficha técnica

  • Tela: OLED de 6,1 polegadas, resolução Full HD+ de 2520 x 1080 pixels, proporção 21:9, taxa de atualização de 120 Hz, amostragem de toque de 240 Hz, HDR10+, Modo Criador para cores, Gorilla Glass Victus 2
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB
  • Câmera traseira: 48 MP (Principal, f/1.9, PDAF, OIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 123°, PDAF)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.0)
  • Dimensões: 154 x 68 x 8,6 mm
  • Peso: 182 g
  • Bateria: 5.000 mAh com recarga rápida de 30 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E Tri Band, Bluetooth 5.3, NFC, USB-C 3.2 Gen 1 (5 Gbps), leitor de digitais na lateral, slot para MicroSD de até 1 TB, certificação IP68, carregamento sem fio, som estéreo com Dolby Atmos, conector P2
  • Cores disponíveis: preto, branco e azul
  • Sistema operacional: Android 13

Fonte: DXOMARK