Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony pode lançar celular inédito equipado com chip Dimensity 8000

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Outubro de 2022 às 13h40

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
Tudo sobre Sony

Um celular desconhecido da Sony foi encontrado no banco de dados do Geekbench 5 equipado com chipset Dimensity 8000, uma das plataformas mais robustas da MediaTek no momento. A novidade, que poderia ser revelada em breve, seria posicionada como um intermediário premium mais avançado, considerando a similaridade do processador com chips encorpados como o Snapdragon 870.

A descoberta foi feita pelo portal chinês ITHome e refere-se a um dispositivo da Sony ainda sem nome, com número de modelo XQ-DS99 — não é possível conferir qual dispositivo seria sucedido pelo aparelho desconhecido, considerando as diferenças desse número a cada geração, mas ao que parece trata-se de um membro da próxima família de celulares da gigante.

Continua após a publicidade

O maior destaque do dispositivo é o conjunto de processamento, liderado pelo MediaTek Dimensity 8000, acompanhado de 12 GB de RAM. Anunciado em março deste ano, o chipset é fabricado em 5 nm pela TSMC, possui 8 núcleos rodando a até 2,75 GHz e promete desempenho encorpado em games graças à GPU Mali-G610 MC6, capaz de oferecer taxas de quadro médias de 170 FPS em diferentes títulos.

No teste observado — que já teria sido removido do banco de dados caso seja verdadeiro — o aparelho conseguiu atingir 867 pontos em single-core e 3.484 pontos em multi-core, resultados elevados dignos de um topo de linha mais básico. O componente se aproxima de CPUs premium da Qualcomm, posicionando-se com certa margem acima do Snapdragon 870, cujo melhor resultado, obtido em um Realme GT Neo 2, é de 986 pontos com um núcleo e 2.919 com todos os núcleos.

Caso realmente integre a família mais avançada de smartphones da Sony, o telefone poderia atuar como um sucessor para o Xperia 5 IV, uma versão mais simples do mesmo modelo ou ainda uma variante completamente nova que fecharia o espaço entre os flagships e o Xperia 10 IV, munido de um Snapdragon 695, bem mais simples.

Continua após a publicidade

Detalhes mais precisos ainda são escassos e muitas informações seguem como especulação no momento, mas há um ponto interessante que pode sinalizar que o dispositivo deve ser revelado em breve: o XQ-DS99 roda Android 12 e, portanto, precisa chegar ao mercado em uma janela de tempo relativamente curta agora que o Android 13 já está disponível de acordo com as normas impostas pelo Google.

Fonte: ITHome, Gizmochina